Paulo Brazão Doutoramento em Inovação Pedagógica

Weblogs, aprendizagem e cultura escolar: um estudo etnográfico numa sala do 1º ciclo do Ensino Básico.

Este estudo tem como objectivo descrever e interpretar a cultura emergente na sala de aula do 4º Ano de Escolaridade, no momento em que nos envolvemos: os alunos, a professora e eu, enquanto investigador, em tarefas relacionadas com a construção/utilização/manipulação de Weblogs. O uso desta tecnologia, no contexto pedagógico, desencadeia um conjunto de repercussões no status quo vigente, sendo possível efectuar-se: - a observação e análise do processo de apropriação dos Weblogs pelos alunos; - a análise dos artefactos resultantes dessa acção, e as suas implicações na construção social das aprendizagens; - a descrição dos papéis assumidos pelos actores envolvidos nessa acção. Nesta investigação utilizo uma metodologia etnográfica para a explanação e o con¬fronto de subjectividades. Descrevo a realidade centrando-me, primeiro, na professora da turma e, depois, dando voz aos alunos, à medida que me deparo com um novo espaço de liberdade virtual, entretanto criado. O carácter inovador do projecto reside no facto deste discutir o momento a par¬tir do qual os alunos, utilizando um espaço e um tempo próprio para manusear as ferramentas tec¬nológicas, desenvolvem acções que embora não tendo a ver directamente com o currículo, o ampliam. A utilização do Weblog ou blog nasce a partir de uma sugestão da professora, do interesse manifesto pelos alunos quando utilizam a tecnologia disponível na sala de aula e, ainda, do apoio do investi¬gador e da comunidade escolar. Afirma-se como espaço de comunicação entre a escola e o mundo, criado e mantido pelos alunos, num claro desafio ao currículo, ampliando o espaço de actuação da escola.
Palavras-chave: Aprendizagem, Weblogs, Cultura Escolar, Etnografia.