Moacir de Souza Júnior Doutoramento em Inovação Pedagógica

Navegando no mar sem fim da aprendizagem na terceira idade: um processo investigativo através do uso das TIC e da inovação pedagógica

A pesquisa tem por objetivo investigar a existência de inovação pedagógica na aprendizagem dos discentes da terceira idade, através, do uso das TIC, na Universidade Sem Fronteiras. A pesquisa de base qualitativa, aconteceu durante o período de fevereiro/2017 a abril/2018. Utilizamos a observação participante, o diário de bordo e a análise documental como fontes de coletas de dados. Participaram da pesquisa o total de 38 participantes, sendo 35 discentes e 03 docentes. Todos foram identificados pelas siglas I para idoso e P/M para professores/mediadores. O foco do estudo são os alunos idosos. Os dados foram analisados à luz do diário de bordo, na qual foi possível observar, a partir dos discursos dos discentes da terceira idade pesquisados, que a porta de entrada para a instituição é a etapa de aposentadoria, que o significado de aprender na velhice é algo que vem a preencher um vazio deixado por não mais participar do mundo do trabalho, mas que se consideram ainda aptos a aprenderem. Para eles a troca de informações com seus pares favorece muito a aprendizagem, já que o voltar a estudar é sentido pelos mesmos como algo muito útil, que revigora seu viver e provando que ainda podem construir seu próprio conhecimento. Ao utilizarem as TIC como ferramenta de aprendizagem, os mesmos indicam que houve um favorecimento muito grande pela sua incursão no mundo digital, ao mesmo tempo que facilitou a dinamização da sua vida. Desta forma, concluiu-se que o ambiente de aprendizagem existente na UNISF favorece e muito o processo de inovação pedagógica, não só por ser um ambiente não-formal de aprendizagem, mas por provocar no seu alunado a busca por construírem seus próprios conhecimentos através das suas próprias experiências.

Palavras-chave: Terceira idade; Aprendizagem; Conhecimento; Inovação pedagógica; TIC.