Lauro Gurgel de Oliveira Júnior Doutoramento em Inovação Pedagógica

A educação física escolar no Brasil: da sociedade industrial ao projeto de escola da sociedade da informação e os seus novos saberes.

Na presente dissertação buscamos investigar questões relativas à Educação Física Escolar no Brasil: da sociedade industrial ao projeto de escola da sociedade da informação e os seus novos saberes. Inspirou-nos lançar elementos que trouxessem para o centro da discussão sobre os diálogos de aprendizagem entre o professor e os sujeitos em ambientes de aprendizagem. É, em torno do diálogo com a literatura, com as vivências práticas dos atores sociais, que foram identificados os aspectos que constituem a opção epistemológica desse estudo, na perspectiva de compreender os sentidos e significados atribuídos à prática pedagógica, os diálogos de aprendizagem entre a professora e os sujeitos em ambientes de aprendizagem evidenciados durante a experiência investigativa. Apresentamos como objetivo: Identificar a prática pedagógica como processo formativo, os diálogos de aprendizagem entre o professor e os sujeitos. Como procedimentos metodológicos, utilizamos: diálogo com a literatura da área, onde realizamos análise de conteúdo de artigos e livros; observação e registro da prática pedagógica vivenciada na turma de 5ª. Série do Colégio 2 de Julho; análise das falas dos atores/alunos para reconhecer os sentidos e significados atribuídos ao conhecimento produzidos pela Educação Física no ambiente Escolar. Tomamos como base, estudos etnográficos das práticas educativas pautadas na etnopesquisa crítica e, nesse sentido, adotamos uma atitude de investigação que deseja apontar a partir das conclusões da investigação em pauta, as proposições que podem ser anunciadas no âmbito dos cenários educativos, identificando-as no projeto histórico que desejamos construir para a Educação a Física. 

Palavras-chave: Educação Física, Escola, Prática Pedagógica, Diálogos de aprendizagem e Inovação Pedagógica.