Dalvina Amorim Ayres Doutoramento em Inovação Pedagógica

Educação inclusiva, utopia possível: um estudo de caso sobre o papel da escola na inclusão dos deficientes mentais na unidade de ensino básico - UEB Tancredo Neves – São Luís /MA.

Este trabalho destaca o papel da escola no processo de inclusão de alunos com deficiência mental na UEB-Tancredo Neves da Rede Municipal de Ensino, assim como a trajetória educacional de um aluno com DM. Parte-se de uma abordagem acerca da Educação Inclusiva, enfocando-se a educação como um processo que envolve todo o agenciar humano. Apresentam-se contribuições de estudiosos à área da educação, dentre eles, alguns da área das Ciências Sociais, por formularem premissas teóricas essenciais à educação. São levantados antecedentes históricos da Educação Especial/Inclusiva no Brasil e apresenta-se o “Projeto Educar na Diversidade” do Ministério de Educação/Secretaria de Educação Especial, como exemplo de experiência concreta que objetiva a superação do insucesso escolar. Delineiam-se antecedentes históricos da Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, na Rede Pública Estadual e Municipal, tratando-se da Deficiência Mental e do atendimento especializado para o Deficiente Mental. Enfocam-se as inovações pedagógicas direcionadas para a educação especial/inclusiva, bem como a utilização de projetos com essa finalidade. Demonstra-se a etnografia, o estudo de caso e a pesquisa-ação como metodologias necessárias à descrição da educação inclusiva, por adotar como princípio humano fundamental o fato de que os grupos existem em ação recíproca. Apresentam-se os procedimentos da metodologia aplicada na investigação em relação aos objetos de estudo, sujeitos e coleta de dados, assim como os resultados a partir do Histórico da escola analisada, incluindo a dinâmica de seu funcionamento, as Diretrizes Curriculares e explicitando, nesse âmbito, a Proposta Curricular, o Regimento Interno o Projeto Político-Pedagógico, o Plano de Desenvolvimento da escola e ainda os seus segmentos na perspectiva do projeto de intervenção, instrumento de inovação pedagógica: professores, alunos e família, o procedimento metodológico e os resultados do estudo de caso de um aluno com diagnóstico de DM. Palavras-Chave: Educação. Inovação Pedagógica. Etnografia. Educação inclusiva. Deficientes mentais.