Cicero Roberto Salustriano Doutoramento em Inovação Pedagógica

Educação em astronomia e inovação pedagógica: desafios e possibilidades

Este estudo se propôs a investigar e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos participantes do Clube de Astronomia Vega, localizado no município de Pesqueira, estado de Pernambuco, Brasil. Em termos de organização, encontra-se dividido em duas partes e cinco capítulos. A primeira parte, que corresponde ao enquadramento teórico, divide-se em três capítulos, discutindo astronomia, educação em astronomia, inovação pedagógica e aprendizagem. A segunda parte, que representa o estudo empírico, está constituída por dois capítulos, abordando a metodologia e apresentando a análise e interpretação dos dados, além da discussão dos resultados. Para alcançar os objetivos propostos foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa substanciada pela etnografia. Seguindo os princípios teórico-metodológicos adotados, coletamos dados in loco por um período de doze meses, de maio de 2017 a abril de 2018, utilizando como instrumentos de coleta a observação participante com notas em diário de campo, as entrevistas etnográficas com gravação em áudio e a recolha de documentos, atentando para toda e qualquer informação que se mostrasse significativa em relação às práticas pedagógicas observadas. Ademais, por meio da opção metodológica empregada tornou-se possível o entendimento do contexto investigado, na medida em que esta abordagem nos possibilitou adentrar no cotidiano dos pesquisados e explorar a realidade cultural investigada a partir de um olhar de dentro. A análise e interpretação dos dados aconteceram de forma indutiva, originando indicadores que formaram categorias que se configuraram como a base de informações na busca por responder às questões inicias da investigação. Nesse processo constatamos que práticas pedagógicas que possibilitem a criação de ambientes de aprendizagem em detrimento aos ambientes de ensino são potenciadoras de inovação, ao passo que causam ruptura no paradigma tradicional de educação e abrem caminho à produção real e significativa de conhecimento.

Palavras-chave: Inovação Pedagógica; Astronomia; Educação; Aprendizagem; Etnografia.