Ana Cristina Sousa Fernandes Duarte Doutoramento em Inovação Pedagógica

O uso das tecnologias no âmbito da Educação Visual: uma perspetiva inovadora fomentadora do desenvolvimento da capacidade criadora?

No presente estudo procura-se desvelar em que medida o uso das tecnologias na lecionação da educação visual origina práticas inovadoras, passíveis de fomentarem o desenvolvimento da criatividade. A investigação, com características etnográficas, consubstanciou-se numa imersão no terreno, que envolveu a observação das práticas levadas a efeito na disciplina de Educação Visual, com uma turma de nono ano de escolaridade, numa escola na cidade do Funchal, englobando a observação participante, a análise dos documentos de escola, conversas informais e entrevistas semi-estruturadas com os diversos atores - professores e alunos -, e a avaliação, pelos atores, da qualidade criativa dos artefactos produzidos pelos discentes. O estudo, dividido em duas partes, contempla, na primeira, a revisão da literatura, onde se debatem questões relativas à Educação Visual, seu âmbito e lugar; ao uso das tecnologias na educação; à relevância do desenvolvimento da capacidade criadora; ao proposto no currículo nacional; e a conceção de inovação pedagógica adotada. Na segunda parte, discute-se a metodologia utilizada e procura-se descrever e analisar criticamente o observado, através da busca de resposta ao leque de questões emergente do confronto entre o observado e as teorias expostas. Conclui-se que as práticas observadas, embora ostentassem algumas incongruências face às teorias aduzidas, designadamente no que concerne ao desenvolvimento da educação visual e da capacidade criadora, patenteavam o uso alargado de metodologias convergentes com estas e com os preceitos construcionistas, claramente distintas das vigentes no modelo tradicional, trazendo uma inovação relativamente a este. Palavras-chave: Inovação pedagógica; Aprendizagem; Criatividade; Tecnologia; Educação Visual; Etnografia.