Cândido Santos Virgens Filho Doutoramento em Inovação Pedagógica

O que a universidade faz com a cultura popular: o caso da inovação pedagógica na capoeira.

O objetivo desta pesquisa foi identificar nos fundamentos afro-brasileiros da Capoeira, a inovação pedagógica adequada para subsidiar sua institucionalização na Universidade em termos de educação. Isto é, quais contribuições, para a inovação pedagógica, adviriam dos saberes dos Mestres da Capoeira, a partir da própria oralidade e prática pedagógica, considerando os diversos elementos presentes no contexto da roda da Capoeira? Metodologicamente esta questão requer uma abordagem etnográfica, fenomenológica, qualitativa, sendo adequado o uso de estudo de caso, envolvendo, por entrevistas com perguntas abertas, dezoito Mestres da Capoeira. O autor desta Tese teve o papel instrumental, de realizar as entrevistas entre os meses de abril a setembro de 2010, em Salvador. Procurou-se obter respostas a dez perguntas, relativas aos capítulos da fundamentação teórica e da metodologia. Os dados foram obtidos no ambiente da Capoeira, onde não só os saberes dos Mestres eram importantes, mas também a experiência do pesquisador. As entrevistas buscaram descrever a contribuição da Capoeira à inovação pedagógica. Conclusivamente, esta Tese sugere que a Capoeira, provoca em seus praticantes uma série de benefícios, aqui entendidos como inovação pedagógica. Ademais, auxiliados com contributos emocionais, afetivos e motores. Esses contributos cognitivos foram fundamentados por argumentos da área da educação, amparados em teorias de Carl Rogers e Lev Semyonovich Vygotsky. Também argumentou-se que a inovação pedagógica proporcionada à área da educação, pela roda da Capoeira, está de acordo com os quatro pilares preconizados pelo Relatório Delors, via essencial que integra a inovação pedagógica da Capoeira ao ensino e à pesquisa acadêmica da Universidade. Palavras-chave: Inovação Pedagógica; Etnografia; Capoeira; Mestres da Capoeira.