Rilva José Pereira Uchôa Cavalcanti Doutoramento em Inovação Pedagógica

Classe Multisseriada e Inovação Pedagógica: uma reorganização a partir do olhar do aluno e aluna.

Este estudo fundamenta-se no pensamento freireano, unindo duas contribuições de sua vasta obra: a pedagogia dialógica e o círculo de cultura, para apoiar a introdução de mudanças paradigmáticas que viessem a se constituir em inovação pedagógica, numa prática comum em escolas das zonas rurais brasileiras que são as classes multisseriadas. Para tanto, descreve a organização e a dinâmica de uma classe multisseriada que pressupõe, na organização de seu processo de ensino-aprendizagem, a inclusão de estudantes de diferentes séries, com diferentes níveis de desempenho cognitivo e de faixa etária e que, devido a essa heterogeneidade, constitui-se em imenso desafio para os professores de zona rural, despreparados para atuar com tal diversidade. Nesta perspectiva, investiga o formato de um círculo de cultura, prática intrinsecamente dialógica utilizada na organização de grupos sociais, como estratégia de organização possível nesta classe. A pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como uma pesquisa-ação-etnográfico-crítica, que envolveu pesquisador e pesquisados na vivência de uma prática pedagógica visando analisar a viabilidade desta se constituir em experiência inovadora naquele espaço. O locus deste estudo foi uma classe multisseriada de uma escola municipal da cidade de Itapissuma, no Estado de Pernambuco, no Brasil. Foram realizadas observações antes e depois de organizar a sala no formato e nas orientações teórico-metodológicas do círculo de cultura, ao mesmo tempo em que foram descritos os eventos ali ocorridos. Para a construção dos dados foram utilizados os seguintes instrumentos: observação participante, diário etnográfico, entrevistas, gravações de áudio e videografias. Participaram, inicialmente, onze (11) educandos e quinze (15) educandas na faixa etária de 7 a 14 anos - estudantes dessa classe multisseriada -, a professora, a educadora de apoio e o gestor da escola. Posteriormente, foram incluídas, também, a primeira gestora da escola e quatro (4) estagiárias, pelas suas inestimáveis contribuições antes e durante a realização da pesquisa. Os dados obtidos apontam para a possibilidade de se considerar a introdução do círculo de cultura em uma classe multisseriada como inovação pedagógica, na medida em que foram rompidos alguns procedimentos impregnados na prática pedagógica tradicional dessas classes, como por exemplo, o planejamento das atividades que passou a ser elaboração coletiva a partir de temas geradores sugeridos pelos estudantes e as tarefas que passaram a incentivar mais a criatividade do que a repetição de modelos. Essa inovação, caracterizada como Inovação Pedagógica Dialógica, vem subsidiada pelas contribuições da pedagogia de Paulo Freire, pelo fato de o diálogo ter sido vivenciado constantemente na prática da sala de aula, entre os educandos e entre esses e os educadores, sendo facilitado pelo formato do círculo de cultura. Palavras Chave: Classe Multisseriada; Círculo de Cultura; Etnografia; Inovação Pedagógica; Inovação Pedagógica Dialógica; Pesquisa-ação.