Magali Maria de Lima Ribeiro Doutoramento em Inovação Pedagógica

Ciclos de aprendizagem: caminhos para uma inovação pedagógica da prática educativa na cidade de Recife - Pernambuco?

A presente tese aborda a temática das possibilidades de inovação pedagógica no âmbito dos ciclos de aprendizagem implantados na Rede Municipal de Ensino da cidade do Recife. Deste modo, constituiu-se como objeto teórico deste trabalho a inovação pedagógica nas práticas docentes, vivenciadas em turmas de primeiro e segundo ciclos do Municipio do Recife. Refere-se, também, que a investigação teve como caminho metodológico a pesquisa qualitativa, de viés etnográfico, a qual permite um mergulho profundo no fenômeno em foco, a fim de que se possa descrever a realidade estudada pela ótica dos sujeitos que a constituem. Para tal, foram utilizados instrumentos de recolha de dados, tais como: entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise documental. Como metodologia de análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Ressalta-se também que, nessa investigação, foram elencadas categorias teóricas da teoria e categorias empíricas emergentes da análise de conteúdo dos discursos dos sujeitos da pesquisa. Desse modo, aponta-se como resultados a percepção de uma forte presença da vivência da inovação pedagógica dentro de uma concepção tradicional. Ou seja, há uma tendência a não se reconhecerem os ciclos como uma inovação pedagógica, uma vez que estes foram implantados sob a lógica do transplante, apesar de haver um certo número de educadores que os concebem como tal, uma vivência burocratizada dos ciclos numa lógica de seriação assim como a falta de canais de comunicação entre os diferentes segmentos que compõem o Sistema Municipal de Ensino, o que configura, ainda, uma escola assente em comunicados. Percebe-se, também, a necessidade de uma política de formação continuada que possibilite aos professores uma ação pedagógica integradora, interdisciplinar e reflexiva que constitua a base de um processo complexo de construção de conhecimento e o desenvolvimento de práticas educativas assentes em uma concepção dialógica de inovação pedagógica.