Sônia Maria Lima de Azevedo Doutoramento em Inovação Pedagógica

Inovação nas práticas de leitura: uma realidade ainda distante do ambiente escolar

Estatesetemcomoobjetodepesquisaacompreensãodaspráticaspedagógicas deleiturado “Projeto Baú de Leitura” no contexto do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Assim, foi objetivo geral desse estudo compreender como se caracterizam e quala relevância das práticas pedagógicas do “Projeto Baú de Leitura”, enquanto inovaçãopedagógica. Foram objetivos específicos: explicitar aspectos que apontem para a legitimação ou não das práticas pedagógicas do Projeto “Baú de Leitura” nas cidades deCapim Grosso e Morro do Chapéu - Bahia, como pedagogicamente inovadoras; conclusivamente, pautada nas compreensões da pesquisa, apontar características doProjeto “Baú de Leitura” como relevantes para subsidiar práticas pedagógicas inovadoras de leitura na escola básica. A tese apresenta uma pesquisa qualitativa, tendo como método a etnografia, por considerarmos como o mais adequado para este tipo de investigação. Diante do que observamos e compreendemos nesta investigação, concluímos que sãofundantes da prática pedagógica de leitura do Projeto “Baú”: trabalhar a cultura local;contribuir para o desenvolvimento social e cultural de crianças e adolescentes; apresentar uma prática pedagógica nômade e inspirada na arte, na conscientização sobre o papel do cidadão na sociedade, na preservação da natureza e na valorização da diversidade cultural.Nestes termos, a pesquisa concluiu que o Projeto “Baú de Leitura” se configura numafulcral inovação pedagógica. Foram referenciais teóricos e metodológicos principais desta pesquisa, as obras de Alvin Toffler, Carlos Fino, Ezequiel T. da Silva, Jean Foucambert, Georges Lapassade, Jesus Maria Sousa, Paulo Freire, Peter Woods, Regina Zilberman, Roberto Sidnei Macedo, Roger Chartier, Seymour Papert e Thomas Khun.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas; “Baú de Leitura”; Inovação pedagógica.