António Firmino Teixeira Madeira Lobo Doutoramento em Inovação Pedagógica

Clube de Robótica da Escola Secundária de Francisco Franco: Estudo Etnográfico

Este estudo incide sobre a atividade de um clube escolar de robótica de uma escola localizada no centro urbano da cidade do Funchal, a Escola Secundária de Francisco Franco. Através de uma metodologia etnográfica, procurou-se caracterizar a cultura e a dinâmica pedagógica emergentes deste ambiente de aprendizagem saturado de tecnologia e de ideias criativas. A discussão subjacente teve como pano de fundo a criação de contextos de aprendizagem construtivistas/ construcionistas, bem como o papel que a tecnologia pode ter enquanto motor da inovação pedagógica. A tese divide-se em duas partes. Na primeira faz-se a revisão da literatura, discutindo-se os temas da aprendizagem, da inovação pedagógica e do papel das tecnologias avançadas na criação de novos contextos de aprendizagem. Na segunda parte discute-se a metodologia do estudo empírico, caracteriza-se o locus da investigação (a escola e o clube) e descreve-se e interpreta-se a cultura emergente da dinâmica dos participantes daquele projeto de natureza extracurricular.

Palavras-chave: 

Projeto de robótica, contextos de aprendizagem, inovação pedagógica, tecnologia, criatividade.