José Santos Pereira Doutoramento em Inovação Pedagógica

Ensino médio e cultura juvenil: um olhar etnográfico sobre a aula como espaço de construção do conhecimento.

Nesta tese, abordamos a aula do ensino médio e sua relação com a cultura juvenil, com o intuito de descrever, analisar e interpretar o significado da aula como espaço de produção do conhecimento e formação cultural dos jovens. Partimos do pressuposto de que a cultura juvenil não é considerada elemento fundante na maioria das escolas públicas do ensino médio no estado de Pernambuco. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, na qual recorremos a entrevistas semiestruturadas, questionário, observação, caderno de campo, análise documental e fotografias cujos dados coletados revelaram que a cultura é defendida como modos de vida e os fenômenos estudados representam um corpus de significados. Nessa teia de relações, fomos tecendo o caminho da inovação pedagógica vinculado ao conceito mais geral de cultura. Ao final da pesquisa, chegamos à conclusão de que a cultura pode ser a porta de acesso para a inovação das práticas pedagógicas nas escolas, onde alunos e professores assumem parcerias para a formação cidadã. Palavras-chave: aula, ensino médio, cultura juvenil, inovação pedagógica, modelos de educação.