Noemia Lima Silva Doutoramento em Inovação Pedagógica

A educação na terceira idade: inclusão social e inovação pedagógica na universidade federal de Sergipe.

Este estudo tem como objetivo geral analisar as representações de alunos e professores participantes das ações da UNATISE, destacando as experiências expressas nos seus discursos, a construção da identidade cultural na terceira idade, no espaço e tempo da instituição universitária e identificar as inovações pedagógicas e mediações que possibilitam a inclusão social e ampliação dos direitos dos idosos. Propiciou uma análise dos meios e formas do aprender na terceira idade, no espaço universitário e os impactos causados a partir da UNATI, no cenário de luta por direitos sociais. Orientou o percurso investigativo, o pressuposto de que a educação inovadora para a terceira idade cria possibilidades de inclusão social, se constitui numa estratégia para a abertura de espaços sócio-educacionais e rompimento de paradigmas. Parte-se do panorama sócio-demográfico que retrata o envelhecimento populacional fato social que chama a atenção de estudiosos e da sociedade, pelas demandas específicas e conseqüentes necessidades de políticas públicas para atendê-las. A opção metodológica recaiu pelo estudo de caso de cunho etnográfico, que possibilitou descrever e compreender aspectos significativos e subjetivos, com base nas expressões de 22 sujeitos (12 idosos /estudantes e 10 professores), que falam das experiências vividas no processo ensino-aprendizagem. Percebe-se do diálogo teórico/empírico que emergem desafios e possibilidades de perspectivas de inovação pedagógica, a inclusão social tem nas UNATIs uma estratégia de educação de grupos sociais emergentes. Como aspecto inovador do estudo, evidências na trama cotidiana das experiências na UNATI estimulam formas significativas de inovações pedagógicas, na relação professor-aluno, para um repensar dos paradigmas da instituição universitária e de seus atores. Compreende-se que existem muitos desafios a serem enfrentados para o avanço da inclusão social de grupos vulneráveis. Tais aspectos geram inquietações nos sujeitos envolvidos, relativos à implementação da política social de educação na relação com as desigualdades sociais, na sociedade democrática. Palavras–chave: Educação; Envelhecimento Humano; Cidadania; Inovação Pedagógica; Universidade Aberta a Terceira Idade.