Mari Saho Doutoramento em Inovação Pedagógica

O currículo de formação profissional de enfermeiros: aspecto inovador na ótica dos atores que participam do processo de implementação.

O estudo abordou a inovação pedagógica presente na graduação em enfermagem, emanada da proposta de novas diretrizes curriculares nacionais para o curso, que mobilizou a categoria de enfermagem a nível nacional a partir da década de 1980. Objetivou estudar a temática do currículo e a inovação pedagógica na formação do enfermeiro, para ilustrar a relação de interdependência entre o currículo – que representa a pretensão - e a prática pedagógica no cotidiano acadêmico pelos atores que atuam na formação dos enfermeiros enquanto docentes. Portanto, buscou-se identificar e analisar de que modo estão sendo trabalhados os princípios pedagógicos presentes nas diretrizes da Resolução N°03/2001, que regem a educação centrada no aluno tendo o professor como facilitador do processo de aprendizagem, a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, a pedagogia das competências e do aprender a aprender. Através da análise histórica da formação dos enfermeiros no Brasil, foi possível observar que a organização do sistema educacional e a formação na área da saúde mantiveram uma estreita dependência com a organização social na sua totalidade e de forma temporal, tendo por base os modelos econômicos e políticos predominantes ao longo do desenvolvimento da sociedade brasileira. Sua concepção de educação, portanto, manteve-se embasada em pressupostos de educação transformadora. De igual maneira, através do método etnográfico, foi possível identificar iniciativas de práticas pedagógicas inovadoras no cotidiano dos docentes e estudantes numa instituição de ensino superior. Os resultados deste estudo possibilitaram a identificação das principais ações alternativas implementadas atualmente pelas instituições de ensino, contribuindo para o incremento da qualidade da formação do enfermeiro, conforme os princípios das diretrizes curriculares de enfermagem, tais como métodos ativos de aprendizagem, construção coletiva do conhecimento e diversificação do cenário de práticas. Algumas dificuldades enfrentadas pelos docentes na sua implementação foram identificadas. Palavras-chave: currículo, enfermagem, inovação pedagógica.