Glória Maria Alves Machado Doutoramento em Inovação Pedagógica

Estudo Etnográfico em uma Classe Multisseriada do Ensino Fundamental: representações dos alunos sobre o processo de “colaboração” na tarefa de aula.

O presente estudo traz a descrição de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar em que medida a colaboração entre estudantes se constitui em possibilidade de inovação pedagógica. Apresentamos a tese em três partes. A primeira traz um prólogo sobre reflexões - acerca de uma escola para todos, do currículo, da prática pedagógica, do professor e do estudante – que impulsionaram o estudo. A segunda trata de aspectos referentes à organização escolar multisseriada na realidade brasileira; discute conceitualmente inovação pedagógica, de forma contextualizada, tomando como referência acontecimentos históricos que tiveram repercussão na realidade brasileira e no contexto mundial; e aborda questões atinentes à colaboração planejada entre estudantes, tomando por base a abordagem sócio-interacionista. A terceira tem como foco as questões relacionadas ao objeto de estudo: a opção teórico-metodológica que orientou a recolha e análise dos dados e as impressões construídas acerca da cultura alojada na sala de aula. A metodologia empregada para realizar a pesquisa foi sustentada numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico, na perspectiva de nos aproximarmos o máximo possível da cultura instituída na sala de aula em relação à colaboração entre os estudantes. Participaram da pesquisa 16 estudantes - com idade variando entre 7 e 18 anos - de uma classe multisseriada situada na zona rural do município de Igarassu (Pernambuco/Brasil). Para a coleta dos dados utilizamos a observação participante e a entrevista semi estruturada, as quais foram enriquecidas pela gravação em áudio e vídeo. Os resultados, considerando o que é comum, o que é prática na classe multisseriada onde a pesquisa foi realizada, indicam a que a colaboração entre estudantes pode se constituir em ferramenta para definição de prática pedagógica inovadora, desde que a docente se permita rever a concepção pedagógica que orienta a sua prática, como também se permita reconhecer a heterogeneidade em relação aos diferentes níveis de aprendizagem dos estudantes como instrumento favorável para lançar mão da colaboração planejada entre os pares. Palavras-chave: Classe Multisseriada, Inovação Pedagógica, Colaboração, Etnografia.