Ailton dos Santos Arruda Doutoramento em Inovação Pedagógica

Articulação entre Atividades Extraclasses e o Currículo Formal: a visão do aluno numa abordagem etnográfica.

Nesta tese, discutimos a articulação entre atividades extraclasse e currículo formal. A ênfase do texto está na visão do aluno, porém o desenvolvimento da pesquisa inclui, também, a visão dos professores. Fundamentado em uma pesquisa de natureza etnográfica, o texto procura descrever os significados de ações e interações de acordo com a visão dos atores envolvidos. A investigação defende a adoção de práticas curriculares inovadoras que articulem ciência, tecnologia e vivência social, objetivando a revitalização da educação básica em seus níveis fundamental e médio, através de um planejamento, da reflexão e de adaptações que permitam a ressignificação da escola por meio da reformulação estrutural de suas práticas pedagógicas e curriculares. A escola, assim, integra um processo em convergência com o mundo, tornando o currículo um instrumento para práticas de significação cultural e social articuladas, estimulando, dessa forma, no aluno, a curiosidade epistemológica, a alegria, o entusiasmo pela investigação problematizadora, em condições dialógicas e humanizadoras através da articulação entre o currículo formal e as atividades extraclasse. A pesquisa revela que a visão do aluno é a de que o currículo se tece numa trama cultural e social, em meio a encontros e desencontros, mas, sobretudo, como espaço de criatividade, crítica e produção de significação que contribui para (re)criar a escola como um projeto substantivamente democrático. O foco da tese está na articulação entre o currículo e as práticas pedagógicas, as quais possibilitam mediações críticas entre as realidades micro e macropedagógicas, ou seja, entre o projeto pedagógico propriamente dito e sua recepção pelo aluno. Empiricamente, os indicadores de pesquisa sugerem diferentes graus de adesão às propostas de inovação curricular que investigamos, revelam as tensões e contradições inerentes ao processo pedagógico, de forma a permitir o contato com as reações de professores, alunos, funcionários e pais de alunos e, finalmente, as possibilidades reais de construção do conhecimento, nas perspectivas dialógica, crítica e emancipadora, demonstrando a existência de uma força educativa, capaz de entusiasmar técnicos, professores e estudantes em direção a um aproveitamento escolar equilibrado, inclusivo, efetivo e eficaz. Palavras-Chave: Pedagogia, Currículo, Inovação Pedagógica, Escola Democrática, Atividades Extraclasse.