Clenia de Jesus Pereira dos Santos Doutoramento em Inovação Pedagógica

A escola como espaço privilegiado para a construção da identidade negra afro-descendente: um estudo de caso da unidade integrada de ensino fundamental padre António Vieira.

Este estudo foi realizado em uma escola de periferia da Rede Municipal de Ensino, implicado na 8ª série do IV ciclo do Ensino Fundamental, com alunos e alunas na faixa etária de 14 a 17 anos, descreve e analisa criticamente a cultura emergente daquele terreno, onde a investigadora e professores daquela série estiveram implicados nos anos 2007-2008. O presente estudo foi desenvolvido a partir de um olhar etnográfico com observação participante, em que a investigadora assumiu a condição de participante ativa e esteve implicada com um grau elevado de inferências naquele contexto. O estudo divide-se em duas partes. Na primeira, aborda os referenciais teóricos que darão sustentabilidade ao estudo e serão basilar para iluminar a análise, a interpretação da cultura emergente daquele terreno. Faz, pois, neste espaço, a revisão da literatura no sentido de contextualizar a identidade etnicorracial e a educação no contexto brasileiro, abordando acerca da presença negro no Brasil, desde o processo de escravização passando pela atual situação do(a) negro(a) no país nos diferentes contextos. Abordou também, sobre a cultura negra no ambiente escolar, fazendo referência à diáspora com diferentes raízes culturais, africanidades ou africanismos, que dizem respeito aos negros e aos elementos de sua cultura. Dissertou sobre o pensamento intelectual brasileiro dos séculos XIX e XX e a influência da concepção de identidade daquele contexto no discurso educacional em tempos atuais. Discute a Inovação e Cultura Escolar, como paradigma oposto à educação conservadora presente naquele terreno, implicado na mudança onde e só a partir deste olhar foi possível a desconstrução até então instituída de inferiorização do negro, olhar que não seria possível se não fosse voltado para a etnografia, observação participante discutida por Lapassade. A segunda parte do estudo, trata da descrição do terreno da pesquisa, universo da pesquisa e leitura diária do contexto percebido e descrito à luz da implicação teórico- metodológica da primeira parte do estudo. Palavras - chaves: Identidade Negra. Afrodescendente. Inovação. Etnografia. Cultura. Preconceito racial. Invisibilidade. Observação participante.