Elvira Maria Chaves Correia Mestrado em Supervisão Pedagógica

Escola a Tempo Inteiro: (des) encanto curricular. Que Práticas de Colaboração Docente?

Sob um olhar despretensioso mas seguro quanto aos propósitos da presente investigação, almejou-se auscultar as dinâmicas, relações e interacções de um grupo de professores que lecciona numa escola do 1ºCiclo do Ensino Básico no Concelho do Funchal. Porque as culturas e subculturas profissionais reflectem modos e formas de agir, quisemos aferir se os docentes de uma Escola a Tempo Inteiro articulam as suas práticas numa perspectiva habitual e efectiva de uma Cultura Colaborativa. Para a investigação empírica, optámos por uma metodologia qualitativa – estudo de caso com abordagem etnográfica. A indispensável recolha de dados foi obtida no tempo compreendido entre o primeiro e segundo períodos lectivos. Através de inquéritos por (e)questionário, entrevista de grupo e observação de campo auferimos material que nos permitiu efectuar a análise interpretativa e posterior triangulação dos vários instrumentos de recolha. Perante um quadro teórico onde aprofundámos as culturas profissionais docentes, apercebemo-nos da complexidade e fragilidade de comportamentos que geram emoções, contradições, confirmações e tensões. Ao longo da nossa reflexão evidenciámos uma prática colegial pouco consistente e uma cultura fragmentada ou fragilizada, porém, consciente de que há um percurso a trilhar com vista a uma cultura colaborativa alicerçada numa construção ecológica valorizada e sobretudo humanizada. Das nossas apreciações finais, de forma alguma pretendemos que sejam extrapoladas a uma escala geográfica maior, ou seja, as ilações são específicas atendendo a vários factores como sejam o contexto, o tempo e essencialmente as características e sensibilidades próprias deste grupo de sujeitos. E tudo porque na escola ninguém é substituível, nenhum professor é substituível, logo, compete a cada um a responsabilidade de erguer novos pilares e deixar-se envolver pela magia da metamorfose… Palavras-chave: culturas profissionais docentes – colaboração docente - articulação curricular - desenvolvimento curricular – formação de professores