Maria Adelaide Ribeiro Mestrado em Supervisão Pedagógica

Supervisão e Inovação Pedagógicas em Contexto de Estágio: Tensões e Relações.

O tema desta investigação, Supervisão e Inovação Pedagógicas em Contexto de Estágio: Tensões e Relações, desenvolvido na e sobre a Universidade da Madeira cruza, ao longo de todo o trabalho, duas áreas de investigação: supervisão pedagógica e inovação pedagógica. A abordagem aqui apresentada centra-se no escrutínio de indicadores, factores, motivações e limitações que interceptam o cruzamento destas duas áreas na formação inicial de professores, especificamente na fase final correspondente ao estágio pedagógico. A investigação divide-se em três partes: parte teórica, fundamentação metodológica e parte empírica. Na primeira parte damos conta dos pressupostos teóricos que lhe servem de referência, bem como do nosso posicionamento epistemológico, relativamente à linha de investigação a seguir. Na segunda parte definimos a metodologia a adoptar, justificando as respectivas opções, de acordo com a natureza e os objectivos deste estudo. Na terceira parte apresentamos um estudo empírico centrado na análise das práticas supervisivas dos orientadores de estágio e na forma como os estagiários interpretam essas práticas, no contexto da inovação pedagógica. O estudo de caso aqui apresentado é, assumidamente, um exercício de compreensão das fragilidades e potencialidades da supervisão pedagógica no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras. Acreditamos que o potencial emancipatório da supervisão pedagógica depende, antes de mais, do questionamento crítico sobre as práticas supervisivas, numa perspectiva de dentro para fora, ou seja, da instituição de formação de professores para os respectivos contextos de trabalho. Palavras-chave: Supervisão Pedagógica, Inovação Pedagógica, Formação Inicial de Professores, Estágio.