Andreia Rubina Pestana Figueira Mestrado em Supervisão Pedagógica

O papel do Director de Escola na Construção de uma Escola Supervisiva e Reflexiva. Um estudo de caso.

No período global em que vivemos, o exercício da liderança numa instituição educativa que privilegia o desenvolvimento de uma escola reflexiva e supervisiva implica uma redefinição do papel do director. No desempenho da actividade supervisiva compete ao director escolar orientar e apoiar a comunidade que colabora na melhoria do desenvolvimento escolar, coordenar e avaliar as actividades e os projectos que são desenvolvidos na instituição. Neste sentido, a actual conjuntura escolar requer que a supervisão adquira, também, a dimensão colectiva de forma a melhorar a qualidade da instituição, não só na sala de aula, mas também a toda a escola. A prática reflexiva surge como um modo possível dos directores de escola/professores reflectirem e interrogarem as suas práticas de ensino. Arrogando práticas de reflexão constantes, de desenvolvimento, de qualificação dos profissionais e de interacção na execução de projectos, os líderes escolares têm como objectivo o desenvolvimento qualificativo da organização escolar. Assim sendo, a supervisão torna-se numa actividade de regulação reflexiva e colaborativa com os processos de desenvolvimento profissional. Perante esta problemática, pretendemos analisar as estratégias do director escolar para incrementar práticas reflexivas e supervisivas. Reflectindo sobre todas estas linhas progressivas do universo escolar, o desenvolvimento profissional do professor deve ser perspectivado como um crescimento gradual e contínuo no decorrer de toda a sua actividade. Esta dinâmica compreende processos reflexivos sobre si e, essencialmente, sobre a sua prática. É com base nas interacções que estabelecem com o meio envolvente e a reflexão sobre as suas práticas que os profissionais aprendem e se desenvolvem pessoal e profissionalmente. Através da investigação, direccionada para o progresso da autonomia da escola e dos professores, podemos constatar de que modo o papel do director de escola se reconceptualiza, abarcando competências reflexivas e supervisivas. Palavras-chave: director de escola, supervisão, prática reflexiva e desenvolvimento profissional.