Liliana Maria Henriques Parracho Mestrado em Supervisão Pedagógica

O papel da supervisão pedagógica na construção do currículo da educação pré-escolar.

O presente estudo trata do papel da supervisão pedagógica na construção do currículo na educação pré-escolar num estabelecimento de ensino público, situado no meio urbano da Região Autónoma da Madeira e descreve uma abordagem reflexiva e construtiva acerca da transformação que a educação de infância está atualmente a passar na sua especificidade educativa e curricular. A supervisão pedagógica afeta, inexoravelmente, a organização das estruturas educativas e os processos e percursos de formação dos educadores de infância. Esta investigação pretende mostrar que a supervisão pedagógica está presente em toda a atuação no campo da educação de infância. A tarefa de construir um currículo na educação de infância fortalece as capacidades dos educadores de infância e desenvolve práticas reflexivas para a organização de oportunidades educacionais. A natureza e a qualidade das interações entre os mesmos são, sem dúvida, um fator essencial ao bem-estar e desenvolvimento da criança. Sendo o educador de infância um construtor do currículo, este consolida a sua competência de refletir sobre a particularidade de cada situação e o questionamento das práticas que desenvolve, favorecendo a alteração de rotinas e a renovação dos seus saberes. Este estudo, surgindo numa escola específica, pretende perceber uma existência pedagógica concreta e aduz auxílios para o papel que a supervisão pedagógica assume na construção do currículo na educação de infância. Trata-se de um estudo de caso, numa abordagem qualitativa, e conta com a observação participante das atividades dinamizadas em três salas distintas com o suporte de várias escalas de avaliação e a análise dos documentos produzidos pelas educadoras de infância. Os dados e as informações recolhidas foram objeto e análise de conteúdo para dar sentido e significado a este estudo. Palavras-chave: educação de infância, qualidade, currículo, supervisão pedagógica.