Carla Sofia Marques Ferreira Mestrado em Supervisão Pedagógica

Supervisão Pedagógica e Domínio Criativo na Educação

Numa sociedade em acelerada mudança, em que tudo se transforma intensa e constantemente, sociedade essa transformada numa grande “aldeia global”, os seus agentes têm de ser capazes de se adaptar e desenvolver em vários sentidos. A escola e todo o seu sistema educativo não podem perder este comboio de alta velocidade. É no meio desta enorme voragem que a inovação educativa e colaborativa tem de emergir. São diversas as dificuldades que o campo do desenvolvimento curricular enfrenta atualmente. Muita tinta tem corrido em volta do permanente desconforto que se tem vivido na classe dos docentes, acerca dos processos de supervisão pedagógica, e do que tudo isso implica no seio escolar. Face ao exposto, perante este quadro cénico, tornou-se relevante, para nós, levar a cabo um estudo exploratório onde pudéssemos incidir, sobretudo na necessidade de (re)pensar e refletir sobre as práticas pedagógicas dos/as educadores/as de infância, a importância do processo dialógico que está subjacente à supervisão pedagógica, destacando o trabalho colaborativo e reflexivo entre os pares supervisor / supervisionado. Foi nossa intenção apurar o que sabem e pensam acerca do conceito de supervisão pedagógica, e de que forma trabalham e põem em prática o domínio da expressão plástica. Foi também nosso propósito compreender a criatividade que os mesmos imprimem quando trabalham o domínio da expressão plástica, no quotidiano das suas práticas educativas. O nosso estudo misto, predominantemente qualitativo incide nas perceções, atitudes e práticas pedagógicas de dezassete educadoras de infância, de três concelhos da zona centro do país: concelhos de Ansião, Alvaiázere e Tomar. A recolha de dados incorreu na aplicação de vários instrumentos de pesquisa: a entrevista por inquérito, a checklist de caraterização do ambiente educativo, a escala de atitudes, e a checklist sobre as atividades de expressão plástica. Os resultados obtidos e discutidos permitiram-nos compreender que muitas das educadoras em estudo não têm ainda uma noção muito clara do processo de supervisão pedagógica, nem do que lhe está implícito, e que algumas delas ainda não trabalham a área da expressão plástica, de forma a aproveitar todos os recursos criativos e usufrutos que este domínio permite, o que vem também conferir a importância deste nosso estudo de investigação assim como a necessidade de se encetarem novos estudos de investigação científica nesta matéria.

 

Palavras-chave: Supervisão Pedagógica; Processo Colaborativo; Dialógica; Criatividade Infantil; Expressão Plástica.