Fernando Luís de Sousa Correia Mestrado em Supervisão Pedagógica

Inteligência Conectiva Formação e Desenvolvimento. Análise de um Programa de Formação de Professores

Esta dissertação analisa retrospectivamente um programa de formação de professores que tinha como objectivo a introdução de Novas Tecnologias na Educação, baseado na aprendizagem em rede - Inteligência Conectiva Formação e Desenvolvimento (CITD). Com este trabalho pretendo avaliar como funcionou o programa, que alterações trouxe ao sistema educativo da Região Autónoma da Madeira e os motivos que o levaram a acabar precocemente.

Para situar a investigação fiz uma abordagem à introdução das Novas Tecnologias de Informação na educação em Portugal, e mais particularmente, na Região Autónoma da Madeira. A revisão da literatura sobre as teorias da aprendizagem e a sua influência na educação foi essencial para a discussão do programa CITD.

Tendo em conta que a investigação realizada se centrou num programa que já não existe no terreno e não tomando possível a observação directa, a metodologia adoptada baseou-se na análise documental. Os dados recolhidos e analisados sugerem algumas respostas aos motivos da investigação e apontam alguns caminhos a seguir.