Patrícia Filipa Luís Pimenta Mestrado em Supervisão Pedagógica

A Parceria Pais-Professores: um contributo para a formação de Professores. A visão parental e a visão docente numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Este trabalho de investigação visa tentar conhecer de forma mais profunda a interação existente entre os pais, encarregados de educação e os professores, que ocorre nos dias de hoje. A escolha recai sobre esta temática uma vez que o contexto que envolve este tipo de relação suscita uma necessidade de reinterpretação e avaliação. Atualmente estamos perante uma realidade em que os encarregados de educação se tornam cada vez mais participativos no percurso escolar dos seus educandos e na vida escolar, o que os transforma em potenciais agentes de mudança e influência no próprio Projeto Educativo de Escola. Temos de reconhecer o contributo da parceria entre pais e professores para a formação dos docentes. Os professores poderão vir a recolher frutos desta sua atitude colaborativa com a família, pois esta permitir-lhes-á conhecer o universo sóciocultural dos alunos, alargar o seu campo de intervenção e enriquecer a instituição escolar com as parcerias educativas a implementar. Com este trabalho de investigação pretende-se analisar em que aspeto a parceria pais-professores contribui para o desenvolvimento profissional dos docentes e para a riqueza das interações no meio educativo. O estudo incidiu numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Santa Cruz. A opção metodológica desta investigação recaiu no estudo de caso, consubstanciado por inquéritos aos professores e encarregados de educação da escola e por entrevistas dirigidas ao diretor da escola, ao representante da liga de pais e a seis professores do estabelecimento de ensino. Esta investigação permitiu auscultar as suas opiniões no que concerne às expetativas que os docentes possuem do envolvimento parental nas escolas e dos papéis que os Encarregados de Educação podem assumir para a formação pessoal e profissional dos professores. Palavras-chave: pais; família; professores; parceria; colaboração; formação.