Nélia Maria Sequeira Ferreira Mestrado em Supervisão Pedagógica

Dos Manuais Escolares à promoção do desenvolvimento de competências de escrita.

Na aquisição das competências de qualquer cidadão, a escrita ocupa um “espaço” fundamental. Deste modo, ao reflectirmos sobre o sucesso educativo procurámos incidir sobre as competências comunicativas dos alunos, cujo desenvolvimento e aperfeiçoamento compete à disciplina de Língua Portuguesa, procurando conhecer o modo como os professores operacionalizam em sala de aula os processos da escrita, que os programas prevêem. Pois, a aquisição de conhecimento depende primordialmente das estratégias e dos materiais que os professores utilizam para idealizar, organizar e concretizar os processos de ensino e da aprendizagem. Assim, adoptámos como linha orientadora do nosso estudo o Programa de Língua Portuguesa do primeiro ciclo do ensino básico, sendo nosso objectivo verificar de que forma os manuais escolares, enquanto recursos reguladores da prática pedagógica propõem o desenvolvimento de competências de escrita, analisando-os com base nos itens constantes do referido Programa, no domínio da comunicação escrita. Outro objectivo do nosso estudo foi conhecer a posição da comunidade docente relativamente ao manual escolar como recurso pedagógico promotor de competências de escrita. A consecução deste objectivo fez-se pela recolha de opiniões de professores de 1.º ciclo, através de um inquérito de resposta aberta e fechada. Os resultados obtidos evidenciaram que os manuais escolares seleccionados reflectem insuficiência de propostas de escrita relativamente ao preconizado pelo Programa de Língua Portuguesa, o que certamente tem consequências nas práticas pedagógicas e no desenvolvimento de competências de escrita. Além disso, os resultados mostraram ainda que a comunidade docente foi unânime relativamente à necessidade de certificação dos manuais escolares, de modo a que estes sejam rigorosos, bem fundamentados e estruturados quer em termos científicos, quer pedagógicos, contemplando o Programa. Pois, só deste modo, os manuais escolares poderão tornar-se úteis, contribuindo para melhorar o desempenho dos professores e as aprendizagens dos alunos. Palavras-chave: competência de escrita, ensino da escrita, Programa de Língua Portuguesa, manual escolar e prática pedagógica.