Luciana Maria da Silva Mestrado em Supervisão Pedagógica

Diversidade Cultural: o lugar dos etnossaberes na formação do professor

O presente estudo, desenvolvido como pesquisa etnográfica na comunidade de Brasília Teimosa, na cidade do Recife, Pernambuco-Brasil tem como objetivo a investigação de “como”, e “se” ocorre diálogo entre os etnosaberes da população tradicional e os saberes acadêmicos nos projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na Escola Municipal Engenheiro Umberto Gondin localizada na comunidade estudada. A pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira corresponde à fundamentação teórica, abordando temas como a importância dos etnosaberes e a história da escola e da supervisão pedagógica no Brasil; a segunda parte refere-se à metodologia utilizada para averiguar os aspetos sócios culturais e ambientais relevantes ao estudo empírico em tela, abrangendo a metodologia de análise dos resultados. A questão-problema da investigação abordou a possível ou não, existência de dialogicidade entre os etnosaberes e acadêmicos na prática pedagógica dos projetos de EA da referida escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica, mediante um estudo de caso. Na pesquisa etnográfica busquei interpretar a cultura dos participantes da pesquisa em seu ambiente natural, através da observação dos seus comportamentos, atitudes, motivações, interesses e emoções, através da observação participante, com anotações em diário de campo; entrevistas etnográficas e da análise documental, procurei abordar o universo cultural que envolve a escola e as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto intraescolar, e sua repercussão na comunidade investigada. Após a coleta os dados foram tratados de forma indutiva e validados por meio da triangulação, que possibilitou comprovar que nas práticas pedagógicas dos projetos de EA desenvolvidos na Escola Municipal Engenheiro Umberto Gondin, há dialogicidade entre os etnosaberes e os saberes seculares. Tendo assim, na presença da supervisão pedagógica o contributo positivo para o desempenho reflexivo das professoras, ao dar suporte e liberdade para que as mesmas possam promover a ruptura dos velhos paradigmas da educação. Possibilitando aos estudantes ampliarem sua visão crítica frente às exigências do mundo atual, criando espaços pedagógicos de envolvência ambiental através da pedagogia de projetos que propiciam a aprendizagem significativa e dialogicidade entre os saberes na construção de novos conhecimentos para o posicionamento crítico das novas gerações frente a crise ambiental e civilizatória do século XXI. 

Palavras-chave: Educação Ambiental, Supervisão Pedagógica, Etnosaberes, Formação, Professor.