| Ano | Curso | Aluno | Tema | 
|---|---|---|---|
| 2014 | MIP | Selma Suely de Farias | Hipertexto e gêneros digitais: práticas pedagógicas inovadoras no ensino médio? 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria da Conceição dos Reis			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Anna Christina A. Barroso e Silva | O teatro e a mediação da aprendizagem de línguas estrangeiras. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Renata Rovaris Diorio			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Janete de Freitas Ribeiro | A produção do vídeo e seu contributo para a aprendizagem em educação ambiental: um estudo de caso na educação fundamental 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Gilvaneide Ferreira de Oliveira			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Maria do Socorro da Silva | A literatura infantil na escola multisseriada e a inovação pedagógica. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria da Conceição dos Reis			  							
			  						 | 
| 2015 | MIP | Wdercleison Ventura de Farias | O jogo de xadrez na aprendizagem de matemática e a inovação pedagógica 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria da Conceição dos Reis			  							
			  						 | 
| 2015 | MIP | Flaviana Vital de Azevedo | Uma abordagem sobre a pedagogia da alternância na perspectiva da educação do campo na escola família agrícola  de Sobradinho – BA 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Virginia Pereira da Silva de Avila			  							
			  						 | 
| 2016 | MIP | Rebeca Suianny Rodrigues Peixoto Correia | O curso Mobile App como inovação pedagógica: uma aprendizagem autônoma e criativa no desenvolvimento de aplicativos virtuais 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Robson Luís de França			  							
			  						 | 
| 2017 | PhD IP | Maria do Carmo da Silva Souza | A Prática da Etnomatemática na Educação do Campo numa perspectiva de Inovação Pedagógica na Escola Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, Aliança-PE-Brasil. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria Sandra Montenegro Silva Leão			  							
			  						 | 
| 2017 | MIP | Ivone Alves Silva | Práticas pedagógicas na aula de geografia no ensino médio, numa escola de tempo integral na cidade de Palmeira dos Índios, AL/ Brasil: uma possibilidade de inovação? 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, José Santos Pereira			  							
			  						 | 
| Ano | Curso | Aluno | Tema | 
|---|---|---|---|
| 2015 | MIP | Albertina Marília Alves Guedes | Inovação na aprendizagem de matemática mediante o uso de jogos cooperativos. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Alexsandro dos Santos Machado			  							
			  						 | 
| 2015 | MIP | Ana Maria Andrade Haine Campos | A tecnologia móvel como potencializadora no desenvolvimento do protagonismo infantil: um olhar sobre inovação pedagógica. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Jerônimo Jorge Cavalcante Silva			  							
			  						 | 
| 2019 | MIP | Leonardo Moreira dos Santos | A utilização da Etnomatemática na aprendizagem dos alunos de Ensino Médio da Escola Família Agrícola: um estudo de caso de base etnográfica. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Celia Maria Machado de Brito			  							
			  						 | 
| 2015 | MIP | Maria do Carmo da Silva Souza | A contribuição da Etnomatemática na aprendizagem significativa dos aprendizes na Comunidade Quilombola numa perspetiva etnográfica. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria Sandra Montenegro Silva Leão			  							
			  						 | 
| 2017 | MIP | Éden Santos de Castro | A literatura de cordel como meio de alfabetização em classe multisseriada: um estudo de caso na escola Manoel Inácio dos Santos, Fazenda Poços, Quixabeira – Bahia. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Eliete Átila Wolff			  							
			  						 | 
| 2015 | MIP | Cristiano Rios da Silva | Os projetos estruturantes “Tempos de Arte Literária” e “Festival da Canção Estudantil”: um estudo de caso 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Girlene Lima Portela			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Maria de Fátima Cavalcanti de Souza | A inclusão digital no Terceiro Setor: perspectivas de práticas pedagógicas inovadora 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Kátia Silva Cunha			  							
			  						 | 
| 2016 | MIP | Maria Valdirene Rodrigues Arruda | Dispositivos sociais de comunicação como mediadores do alfabetizar letrando: compreensão e impactos na prática pedagógica 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria Cílvia Queiroz			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Núbia Oliveira da Silva | A fotografia como prática de produção comunicativa e interpretação da realidade à luz da inovação pedagógica. Um estudo de caso na AEC-TEA Associaçã 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Antenor Rita Gomes			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Érica Carvalho da Silva | O trabalho com os gêneros textuais digitais: novas formas de construção de sentidos. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Everson Melquíades Araújo Silva			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Gisele Cristiane Oliveira da Silva | Autobiografia em Movie Maker: ferramenta para o letramento do deficiente intelectual numa turma inclusiva. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Robson Luís de França			  							
			  						 | 
| 2016 | MIP | Elenise Tenório de Medeiros Machado | A existência de professores inovadores na ampliação do uso de técnicas da informação e comunicação nas práticas pedagógicas na IES – privada: um estudo compreensivo e propositivo. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Erasmo Miessa Ruiz			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Francisco Valdey Carneiro | Letramento digital: as implicações do uso do software na aprendizagem de crianças de escola pública que apresentam baixo rendimento na apropriação de leitura e escrita 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria Cílvia Queiroz			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Edlenes Lins Zózimo | Educação informal e movimentos populares: a importância do ensino da música no resgate da cidadania de crianças assistidas pela ONG Orquestra Cidadã como uma forma de inovação pedagógica. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Roseane Maria de Amorim			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Ana Tereza de Santana | A representação social dos professores da prática do letramento na educação infantil do município de Lagoa do Carro. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria da Conceição Carrilho de Aguiar			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Maria Marta Ferreira Colaço | TIC e letramento na educação fundamental 2: inovação pedagógica? 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Francisca Geny Lustosa			  							
			  						 | 
| 2011 | MIP | Rodolfo Maximiano Ortelá Cró | O ensino da música como actividade extra-escolar. Uma abordagem reflexiva e construtiva sobre as práticas pedagógicas dos professores no âmbito da inovação pedagógica. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2013 | MIP | Ana Cláudia Freitas Durães | Os contextos de aprendizagem resultantes da utilização do Moodle – Um Estudo de Caso. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2013 | MIP | Carmen Maria da Silva Gonçalves Rodrigues | As práticas inovadoras do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna: um estudo de caso no Primeiro Ciclo do Ensino Básico. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2013 | MIP | Ana Bárbara Mendonça Gouveia Pereira | A educação artística e a inovação pedagógica: um estudo de caso da Orquestra de Bandolins da Madeira. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2013 | MIP | Francisca Francineide Cândido | Aprendizagem significativa em uma sala de apoio aos alunos do ensino fundamental no Lar da Criança Domingos Sávio: um olhar sobre as práticas pedagógicas. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Selene Maria Penaforte Silveira			  							
			  						 | 
| 2013 | MIP | Maria Lúcia Vieira Farias | A prática pedagógica inovadora da leitura: despertando um novo perfil de aluno para o exercício da cidadania. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Sofia de Evaristo Menescal Barreira			  							
			  						 | 
| 2013 | MIP | Abel Sotero de Souza Júnior | O meio virtual criando ambiente inovador capaz de ressignificar a aprendizagem dos alunos da escola técnica estadual de Pernambuco - Cícero Dias. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Eduardo Vitor Miranda Carrão			  							
			  						 | 
| 2013 | MIP | Priscilla B. de Oliveira Melo | Avaliação, portfólio e inovação pedagógica: uma experiência no ensino fundamental II da Escola Adventista de Feira de Santana. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Roberto Sidnei Macedo			  							
			  						 | 
| 2009 | MAE | Carla Patrícia Câmara L. Mendonça Flôr Rodrigues | O Estilo de Liderança da Docente Especializada na Escola. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2010 | MAE | Maria Liliana Freitas Rodrigues | A Influência da Liderança e a Participação dos Pais: Estudo de caso de um grupo de Pais de uma sala do Pré-Escolar numa escola suburbana no Funchal. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2013 | PhD IP | Maria Gorete Gonçalves Rocha Pereira | Alterar cenários, um desafio à Inovação: O Percurso Curricular Alternativo (PCA) de uma turma de 5º ano. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Marco Castro Andrade | Pode um grupo de teatro escolar ser uma comunidade de prática, conducente a Inovação Pedagógica? 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2018 | MIP | Benedito José Pereira | A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula – uma inovação pedagógica? 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Everson Melquíades Araújo Silva			  							
			  						 | 
| 2016 | MIP | Geraldo Vieira | O uso do software winplot na aprendizagem matemática em sala de aula: uma inovação pedagógica? 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, José Santos Pereira			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Helena Maria Ramos Soares | Práticas Pedagógicas na Utilização de Quadros Interativos Multimédia 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2019 | MIP | Maria José da Silva | O Programa Paulo Freire: entre o escrito, o dito e o feito em busca de uma aprendizagem significativa construtora da inovação pedagógica. 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria Sandra Montenegro Silva Leão			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Paula Cristina de Matos Silva | Inovação pedagógica e práticas educativas: Um estudo de caso numa sala de Educação Pré-Escolar 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2014 | MIP | Laura Maria Seabra Feteira | Oficina de Artes. Um espaço para práticas pedagógicas inovadoras? 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 | 
| 2021 | MIP | Odelina Dezidério Barbosa Pereira | Tecnologia Assistiva e Inovação Pedagógica: Perspectiva de Aprendizagem na Sala de Recursos da Escola Samuel Galvão de Oliveira 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Paulo César Marques de Andrade Santos			  							
			  						 | 
| 2020 | MIP | Fabio Sousa da Silva | Aprendizagem de cabala e inovação pedagógica 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria Adalgiza Albuquerque Succi			  							
			  						 | 
| 2020 | MIP | Francisca Meire do Nascimento Moreira | Reflorestamento e tecnologias móveis: uma proposta de inovação pedagógica para a educação ambiental 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Dayse Cabral de Moura			  							
			  						 | 
| 2020 | PhD IP | Waldenice Maria de Mendonça Pereira | Interfaces entre TIC e inovação pedagógica:   uma investigação de práticas pedagógicas com o uso  de mesas educacionais em uma creche escola do Recife 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Maria Sandra Montenegro Silva Leão			  							
			  						 | 
| 2020 | MIP | Ariana da Silva Mattos | Escola, família e comunidade: um elo na prática pedagógica 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Roberto Sidnei Macedo			  							
			  						 | 
| 2020 | MIP | Gilvando Inácio de Oliveira | O Laboratório dos Novos Tempos e suas Práticas Pedagógicas 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão, Roberto Sidnei Macedo			  							
			  						 | 
| 2013 | MIP | Abel Sotero de Souza Júnior | O meio virtual criando ambiente inovador capaz de ressignificar a aprendizagem dos alunos da escola técnica estadual de Pernambuco - Cícero Dias 
			  							Orientadores:  
			  							José Paulo Gomes Brazão			  							
			  						 |