Francisca Francineide Cândido Mestrado em Inovação Pedagógica

Aprendizagem significativa em uma sala de apoio aos alunos do ensino fundamental no Lar da Criança Domingos Sávio: um olhar sobre as práticas pedagógicas.

Esta dissertação é fruto de uma investigação com o objetivo de compreender como as práticas pedagógicas contribuem na construção da aprendizagem significativa em uma sala de apoio com alunos do Ensino Fundamental até o 5º ano, a partir de um olhar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no Lar da Criança Domingos Sávio (ong), cujas ações são orientadas à aprendizagem escolar e cidadania. Trata-se de um estudo de caso, apoiado por uma investigação qualitativa de base etnográfica, contando com a diretora, as professoras e os alunos das salas de apoio (reforço escolar) como sujeitos da pesquisa. A metodologia contemplou os seguintes instrumentos de coleta e análise de dados: a) observação das práticas pedagógicas nas salas de apoio, sem a interferência direta do investigador; b) observação participante nas salas de apoio; c) grupo focal com as professoras e com os alunos; c) entrevista semi-estruturada com a diretora. Além do ambiente institucional acolhedor, tanto no aspecto perceptivo, como no afetivo, do ritual na acolhida das crianças, das brincadeiras e práticas pedagógicas sócio-educativas favoráveis à aprendizagem relacional, das regras de boas maneiras praticadas e ensinadas aos alunos pela instituição, desde a higiene pessoal e do espaço, do saber ouvir, pedir desculpas, pedir licença e respeitar os idosos, dentre outras, observamos práticas pedagógicas inovadoras que favorecem a aprendizagem significativa dos alunos, como a disposição das carteiras em círculos, contação de história e leitura coletiva, o uso dos jogos educativos, a atenção aos alunos com mais dificuldades de aprendizagem, o compartilhar dos materiais de apoio pedagógico, quando insuficientes. Nossa perspectiva é de que com este estudo, focado na essência das práticas pedagógicas daqueles que ensinam e aprendem, com ênfase nas inovações pedagógicas que impulsionam e favorecem a aprendizagem significativa dos alunos, possa contribuir com as mudanças paradigmáticas nos sistemas de ensino, algo premente nos dias atuais. Palavras-chave: Invariante cultural. Inovação pedagógica. Mudança paradigmática.