Cristiano Rios da Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Os projetos estruturantes “Tempos de Arte Literária” e “Festival da Canção Estudantil”: um estudo de caso

Vivemos em uma época que ainda não se constitui o que podemos chamar de uma sociedade pós-moderna, mas com certeza ela já carrega em si uma ordem pós-tradicional. A modernidade caracteriza-se por um esfacelamento da tradição acompanhada da perplexidade e de uma falta de confiança que nos circunda. Tendências que caracterizam o caminho para o futuro exigirão que as pessoas sejam indivíduos adaptativos, precisando se adequarem a um ritmo de vida cada vez mais rápido, sabendo conviver em grupo e desenvolvendo habilidades em comunicação e colaboração. O modelo de Escola que temos não contribui para a formação de indivíduos para atuarem na sociedade moderna o que dificulta a aplicação de novas concepções voltadas para uma adaptação qualitativa dos indivíduos. Estudar práticas pedagógicas nessa época de crítica aos modelos predominantes na Escola é buscar compreender porque determinadas práticas são exitosas, conseguindo driblar os percalços que perturbam suas intenções. A presente pesquisa buscou analisar a prática pedagógica existente nos Projetos Estruturantes “Festival Anual da Canção Estudantil” (FACE) e “Tempos de Arte Literária” (TAL), implementados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia em sua rede de escolas, e perceber se esses projetos configuram-se ou não como práticas pedagógicas inovadoras que buscam responder à demanda atual por educação. O estudo consistiu em analisar as contribuições advindas dos referidos projetos para a construção de uma prática pedagógica que possibilite ao mesmo tempo uma inserção social qualitativa dos alunos e uma formação enquanto indivíduo emancipado e autônomo. A inovação pedagógica implica em mudanças na cultura escolar, e a utilização do método etnográfico passa a ser de suma importância em uma pesquisa que busca justamente compreender e analisar essas mudanças. Adotando uma pesquisa de abordagem etnográfica, o presente estudo buscou descrever o desenvolvimento dos projetos analisados levando em consideração a cultura da escola estudada.

Palavras-chave: Modernidade – Emancipação – Autonomia – Inovação Pedagógica – Etnografia