Elenise Tenório de Medeiros Machado Mestrado em Inovação Pedagógica

A existência de professores inovadores na ampliação do uso de técnicas da informação e comunicação nas práticas pedagógicas na IES – privada: um estudo compreensivo e propositivo.

Este estudo tem como objetivo compreender e descrever como as práticas pedagógicas acontecem no 1º semestre do Curso de Sistemas de Informação na Instituição de Ensino Superior (IES), especificamente na disciplina de Algoritmos e Programação. Para tanto, foram analisados documentos, conceitos, métodos e, principalmente, as observações referentes à dinâmica da sala de aula no campo acadêmico. Desse modo, o uso da tecnologia, no contexto pedagógico, faz-se presente e necessário, visto que, na antiguidade, até o início do século XIX, predominou na prática pedagógica uma aprendizagem do tipo tradicionalista. Nesta investigação, utilizou-se uma metodologia etnográfica, a fim de perceber como os professores do Curso de Sistemas de Informação quebram os paradigmas do ensino tradicional, organizam o ambiente educativo de forma a promover com os alunos práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para um aprendizado autónomo daqueles. Os resultados dessa pesquisa indicam que mesmo desenvolvendo tudo com muito valor, de forma a dar espaço para o aluno desenvolver-se e ser autônomo, o professor continua sendo o protagonista e os alunos por si só mero receptores. Ou seja, a prática pedagógica do professor não se caracteriza como uma prática de Inovação Pedagógica.

Palavra-Chave: Ensino Superior. Práticas Pedagógicas. Paradigmas Educacionais. Inovação Pedagógica.