Benedito José Pereira Mestrado em Inovação Pedagógica

A escritura dramática: interlocução entre as práticas pedagógicas curriculares e teatrais na sala de aula – uma inovação pedagógica?

Essa pesquisa teve como objetivo compreender como ocorria o diálogo entre o Teatro (Escritura Dramática) e as outras áreas do conhecimento escolar no Colégio Municipal Heliodoro Pereira de Andrade (CMHPA), dentro de um projeto denominado Gincana literária. Para desenvolver a investigação, adotamos uma pesquisa qualitativa de cunhoetnográfico durante todo o processo. A coleta de dados foi realizada, tendo como base aobservação participante, cujos registros foram realizados no diário de bordo, no período demarço a setembro de 2014. Dentro dos registros selecionamos 65 episódios e, a partir daanálise categorial desses episódios, foi possível identificar diversos processosinterdisciplinares, denominados (1) disciplinaridade, (2) multidisciplinaridade, (3)disciplinaridade cruzada, (4) pluridisciplinaridade, (5) interdisciplinaridade e (6) transdisciplinaridade, tendo como referência as interlocuções estabelecidas entre as disciplinas escolares e as diversas áreas de conhecimento envolvidas nesses processos. A análise de conteúdo nos revelou, entre outros aspetos, que essa prática pedagógica é inovadora, na medida em que rompe com o ensino tradicional, dissipando fronteiras e derrubando os muros escolares, em busca de uma formação que constrói trilhas, rotas e caminhos singulares na área da educação, colocando os educandos como protagonistas de uma práxis, onde a aprendizagem é o objetivo principal de uma metodologia menos conteudista, centrada na ação interdisciplinar, inserindo naturalmente o Teatro na educação de jovens brasileiros.

Palavras-chave: Educação; Inovação Pedagógica; Prática Pedagógica; Interdisciplinaridade; Ensino de Teatro.