Ana Cláudia Freitas Durães Mestrado em Inovação Pedagógica

Os contextos de aprendizagem resultantes da utilização do Moodle – Um Estudo de Caso.

Atualmente, a utilização, em contexto educativo, de tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente plataformas virtuais de aprendizagem como a Moodle, traz um contributo inegável na redução das barreiras espaço temporais da escola. Porém, um indubitável número de vozes têm posto em causa a forma como é feita a sua utilização em ambiente escolar. Consistirá, esta prática educativa, verdadeiramente, numa inovação pedagógica? O computador tem tido um crescente papel na modificação das atitudes dos professores, particularmente no que concerne à adoção de modelos educativos centrados na aprendizagem dos alunos ao invés de práticas pedagógicas centradas no ensino. Mas será que isto se traduz na realidade escolar ou os velhos modelos são mantidos com um novo nome? Apesar da diversidade das tecnologias de informação e comunicação existentes nas escolas, constata-se através de um estudo qualitativo que a sua utilização se enquadra num modelo de aprendizagem fundamentalmente centrado no professor cujo papel se circunscreve à transmissão de informação a partir de um meio audiovisual aprumado. Palavras-chave: Plataforma Moodle, computador, aprendizagem, professores, alunos, conhecimento, inovação pedagógica.