Carla Patrícia Câmara L. Mendonça Flôr Rodrigues Mestrado em Administração Educacional

O Estilo de Liderança da Docente Especializada na Escola.

Este trabalho, trata-se de um estudo de Investigação-Acção, desenvolvido na primeira pessoa, pela Docente Especializada a exercer funções numa Escola de primeiro ciclo com pré-escolar da cidade do Funchal. O mesmo toma corpo a partir do problema: O Estilo de Liderança da Docente Especializada na Escola: Que perfil? E, consequentemente descortina a congruência do perfil/ intervenção. Para responder a esta problemática procedemos à revisão da bibliografia, considerada pertinente acerca do assunto. Seguidamente, é elaborado e implementado um Plano de Acção. Posteriormente, recorreu-se, como supracitada à Investigação-Acção, uma metodologia qualitativa, que através da triangulação de técnicas e instrumentos de pesquisa fez uma recolha de dados diversificada: Observações participantes, entrevista à directora pedagógica, questionário dirigido aos docentes do ensino regular, escala de autoavaliação da docente especializada, análise documental. A discussão dos dados, elaborada através da triangulação metodológica conduz-nos à conclusão de que, a docente especializada tem um estilo de liderança que facilita a sua intervenção. Assim, a mesma promove processos de parceria com os docentes do regular, respondendo de forma positiva à inclusão de alunos com NEE.
Palavras - Chave: Liderança, Inclusão, Investigação - Acção