Albertina Marília Alves Guedes Mestrado em Inovação Pedagógica

Inovação na aprendizagem de matemática mediante o uso de jogos cooperativos.

Atualmente o ensino de matemática tem sido configurado pelos estudantes como algo de difícil compreensão e pouca utilidade prática comprometendo diretamente no processo de aprendizagem. Partindo dessa realidade, esse estudo objetiva descrever se existe inovação pedagógica na aprendizagem de matemática mediante o uso de jogos cooperativos. Foi considerado relevante visto que visa conhecer se há mudança paradigmática em relação ao modo como o processo de aprendizagem dos conteúdos matemáticos é facilitado aos estudantes mediante o uso de jogos cooperativos. Esse estudo esteve inserido na concepção de inovação pedagógica conforme delineado por Fino (2011), o qual concebe a inovação como uma mudança paradigmática no modelo tradicional de ensino. Os pressupostos teóricos que mbasaram esse estudo foram autores que pesquisam a temática “jogos cooperativos em contexto escolar”. Essa investigação teve abordagem qualitativa do tipo descritiva e inspiração etnográfica realizada durante o período de janeiro a julho de 2014 na Unidade

Escolar SESI Petrolina, Pernambuco, Brasil. Participaram 41 sujeitos, sendo 01 professora de matemática e 40 estudantes do 2º do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: observação participante, diário de campo, análise de documentos e entrevista aberta, os quais foram analisados a partir da perspectiva de Bardin (2009). Essa investigação apresentou que apesar dos conteúdos de matemática serem considerados pelos alunos como sendo de difícil compreensão e aprendizagem, quando o professor realiza atividades diferenciadas, tais como, mediante o uso de jogos cooperativos visando romper com modelo tradicional de ensino é possível mobilizar e direcionar o desejo do aluno para aprender de forma dinâmica, motivadora, prazerosa e autônoma. Percebemos também que a prática pedagógica da professora colaborada objetiva possibilitar momentos de aprendizagens distintas do modelo tradicional por valorizar e promover espaços de aprendizagens onde o aluno possa ser compreendido como construtor do seu processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Prática Pedagógica, Inovação Pedagógica, Aprendizagem de Matemática, Jogos Cooperativos.