antoniotelo

CONFERÊNCIA PLENÁRIA  

“A Guerra e a Grande Mudança na Realidade Portuguesa Continental e Insular”

António José Telo é Professor Catedrático na Academia Militar, tendo sido também Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa até 1999. Autor de mais de 20 livros e 200 artigos sobre História, Defesa e Relações Internacionais, publicados em 6 países, o seu mais recente livro, publicado em 2016 (em conjunto com Pedro Marquês de Sousa), intitula-se: O CEP: Os Militares Sacrificados pela Má Política, Porto, Fronteira do Caos.

Em 2009, foi galardoado  com o Prémio John dos Passos pela publicação dos dois volumes de História Contemporânea de Portugal – do 25 de Abril à Actualidade.

+ info: http://academiamilitar.pt/departamento-de-ciencias-e-tecnologias-militares.html
 MGen_Serronha

 CONFERÊNCIA PLENÁRIA

“Tempos da Grande Guerra, memórias de um mundo de ontem, coincidências com um presente e reflexos sobre o futuro: uma visão geopolítica e geoestratégica”

Marco António Mendes Paulino Serronha é Major general do Exército Português. Iniciou a sua carreira militar em 1978, ingressando na Academia Militar, onde concluiu a licenciatura em Ciências Militares, na Arma de Infantaria. Desempenhou diversas funções ao longo da sua carreira militar, nomeadamente de instrutor de diversos cursos na Escola Pratica de Infantaria, em Mafra. Foi comandante de Companhias de Comandos e instrutor no Regimento de Comandos. Prestou serviço como Oficial de Estado-maior em diversas unidades e órgãos do Exercito, nomeadamente no Estado-maior do Exército e na Brigada Mecanizada Independente. Foi Comandante do 2º Batalhão de Infantaria Mecanizado, onde comandou a Força nacional Destacada na Bósnia em 2000. Foi professor no Instituto de Altos Estudos Militares. Foi Comandante do Batalhão de Comandos e do Centro de Tropas Comandos. Em termos de missões, no exterior território nacional, foi Chefe da assessoria do projeto de formação das Tropas Comandos em Angola em 1995; foi assessor do Exército na Representação Militar Nacional, junto da OTAN, em Bruxelas; foi Comandante de Força Nacional destacada na Bósnia Herzegovina e foi 2º Comandante da Força da NATO no Kosovo, já como Oficial General. Possui os cursos de Comandos e de Operações Especiais, o Senior Course do Colégio de Defesa NATO, em Roma, o International Military Course in the Law of Armed Conflicts, no Instituto Internacional de Direito Humanitário, em San Remo. Possui, ainda, o Curso Conducente ao Mestrado em Estratégia, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. É autor de diversos artigos sobre assunto de Segurança e Defesa, em diversas revistas da especialidade. É conferencista sobre assuntos de defesa, estratégia e assuntos militares em diversos fóruns e organismos, em Portugal e no estrangeiro. Foi Comandante Operacional e da Zona Militar da Madeira. É, presentemente, Diretor Coordenador do Estado-maior do Exército.

+ info: http://girp.uma.pt/download/20150422_Sintese-biografica-MGEN-Marco-Serronha.pdf
 Antonio Ventura

CONFERÊNCIA PLENÁRIA  

«Memória da Guerra nas Memórias da Grande Guerra».

Resumo aqui

António Ventura é Doutor em História Contemporânea. Professor Catedrático do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa. Director das Área de História da mesma Faculdade. Académico de Número da Academia Portuguesa da História. Sócio efectivo da Academia de Marinha (Classe de História Marítima). Fez conferências e participou em congressos científicos em Espanha, França, Itália, Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Canadá, Macau, China, Polónia, Bélgica, México e Rússia. Desenvolveu uma intensa actividade por ocasião do Bicentenário das Guerra Peninsular e do Centenário da proclamação da República, tanto em matéria de publicações como na participação em congressos e conferências. É autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea com mais de 300 trabalhos publicados. Tem colaboração em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras: Colóquio Letras; Revista de História das Ideias, Revista da Faculdade de Letras, Revista da Biblioteca Nacional, Clio, Revista de Estúdios Extremeños, História, Gil Vicente, Vária Escrita, Macau, O Estudo da História, Boletim do Arquivo Histórico Militar, Boletim do Centro de Estudos Regianos, Boletim do Centro de Estudos José Régio, A Cidade, Olivença Revista de Estudos Históricos, Jurídicos e Diplomáticos, Ave Azul, Fórum, Finisterra e Lusitânia Sacra.

 tcormarquesdesousa

CONFERÊNCIA PLENÁRIA  

«O CEP entre a Frente Europeia e a Frente Interna da Grande Guerra (1914-1918)»

Resumo aqui

Pedro Marquês de Sousa (Tenente-Coronel) é licenciado em Ciências Militares (Artilharia) pela Academia Militar, Mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Doutor pela Universidade Nova de Lisboa. Como oficial de artilharia desempenhou funções na Escola Prática de Artilharia, na Academia Militar e participou na missão da ONU em Timor Leste. É docente na Academia Militar e no Instituto Universitário Militar. É coordenador Cientifico do Curso de Mestrado em Ciências Militares, (especialidade Artilharia) da Academia Militar. É autor de diversos trabalhos editados e em 2014 foi condecorado pelo Secretário de Estado da Cultura, com a medalha de Mérito Cultural. Colabora no Projecto de Investigação sobre Portugal na Grande Guerra, dirigido pelo Prof. António Telo, com o qual é autor do livro editado este ano: O CEP: Os Militares Sacrificados pela Má Politica.

+ info: https://www.revistamilitar.pt/autor/167

Regressar ao menu inicial