Hemetério Segundo Pereira Araújo Mestrado em Inovação Pedagógica

A Prática Pedagógica do teatro na formação de crianças e adolescentes no ensino fundamental: as possibilidades de uma educação transformadora

O presente trabalho investiga as possibilidades de inovação em práticas pedagógicas mediadas pela arte, particularmente pelo teatro, na formação de crianças e adolescentes, estudantes do Ensino Fundamental, e as repercussões pessoais e sociais em suas vidas, no que se refere à produção de identidades autônomas, geração de cidadania e perspectiva de transformação. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem do tipo etnográfica. No que concerne aos instrumentos de coleta de dados fizemos opção, considerando a coerência com as perspectivas definidas acima, pela observação participante, o diário de campo, entrevistas semi-estruturadas e grupos focais, concentrando as atenções nos atores da pesquisa, nas suas relações e sensações no processo de trabalho e nos resultados percebidos. Para fundamentar teoricamente a pesquisa, discutimos o sentido dos conceitos de arte, teatro e educação, destacando as categorias de inovação pedagógica e educação biofílica, as novas demandas sociais contemporâneas, a urgência por perspectivas educacionais diferenciadas, a importância da arte como instrumento de mobilização e sensibilização e suas relações com a formação integral de crianças e adolescentes. Enfatiza-se que, a arte não pode ser vista estritamente como uma prática voltada ao desenvolvimento de virtudes artísticas no processo educacional, mas como uma estratégia de mobilização grupal e de sensibilização pessoal, possibilitando transformações importantes no processo formativo de crianças e adolescentes, no sentido da formação integral e, portanto, ancorada na felicidade humana, na ética e na tomada de consciência critica que gera responsabilidade social e apreço pelo trabalho coletivo no enfrentamento dos problemas e desafios. Assim sendo, direciona as principais atenções nos atores da pesquisa, particularmente no aprendizado do educando, em suas relações no processo de trabalho, nas sensações e resultados percebidos em cada estudante e na interação com o outro, assim como entre ele e o objeto de estudo.

Palavras-Chave: Educação, Práticas Teatrais e Inovação Pedagógica.