Reasilva de Oliveira Maia Mestrado em Inovação Pedagógica

Assistência mútua do colégio Luminar

A presente dissertação de mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica se propõe a analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo projeto Autonomia dentro e fora do ambiente escolar vivenciadas no Colégio Luminar no Distrito Pilar – Bahia. Pretende-se, também, perceber se os aprendizes são os construtores do conhecimento nos contextos de aprendizagem compartilhado por eles. O projeto desenvolvido pela escola tem como objetivo proporcionar ambientes em que os discentes construam suas metas e respectivas estratégias para o alcance dos objetivos traçados pelos alunos no início do ano letivo. O público alvo são os alunos do oitavo ano com idade entre 13 e 15 anos estudantes da Rede Particular. No processo de investigação essa pesquisa tem como metodologia qualitativa etnográfica, priorizando a compreensão dos ambientes onde o projeto se desenvolve e na observação participante tendo como itens norteadores as seguintes questões da pesquisa: Existe inovação pedagógica nos contextos de aprendizagem favorecidos pelo projeto Autonomia dentro e fora do ambiente escolar? Como as atividades se desenvolvem nos contextos de aprendizagem? As práticas pedagógicas realizadas contribuem para a evolução dos alunos, como pessoas críticas e autônomas? A fim de responder tais questões, ao longo dessa dissertação de mestrado, os aspectos observados, descritos e analisados considerando os atores sociais, ambientes e respectivas práticas desenvolvidas, será retratada a cultura e a relevância das ações e se revelarão a possibilidade de ruptura paradigmática, inovação pedagógica. Apreciando os referenciais teóricos que norteiam esse mestrado, desenvolvido de acordo com os critérios da Universidade da Madeira, e paralelo ao acesso a conceitos essenciais para essa pesquisa como o Construtivismo, será retratado o projeto valorizando as atividades realizadas pelo grupo. Em suma, a partir dos aspectos observados, descritos e analisados por todo o decorrer dessa dissertação, considerando que existe inovação pedagógica nos diversos ambientes favorecidos pelo projeto evidenciado nesta dissertação.

Palavras chave: Práticas Pedagógicas, Inovação Pedagógica, Autonomia, Aprendizagem, Etnografia.