Patrícia Carla Rocha Duarte Pereira Mestrado em Inovação Pedagógica

A capoeira na escola Helena Araújo

Este estudo visa compreender a prática pedagógica da Capoeira na Escola Helena Araújo Pinheiro, na cidade de Juazeiro Bahia, Brasil,analisando-a como estratégia de intervenção pedagógica inovadora, no desenvolvimento das práticas e pensamentos dos alunos, numa atividade de dança corporal, hoje encontrada em muitas instituições brasileiras. Assim, esta pesquisa investiga a inovação pedagógica na capoeira da referida escola, discutindo o conceito de Inovação Pedagógica,na observância e descrição dessas práticas pedagógicas e também descrevendo a história culturalda Capoeira. Será observada como acontece a construção da aprendizagem dos alunos num estudo aprofundado no locusda pesquisa, onde a ação pedagógica acontece. A Capoeira proporciona ao aluno novas possibilidades de aprender diante da criação de novos conceitos de aprendizagem com as práticas pedagógicas que se preocupam com quem aprende considerando a Capoeira num cenário inovador, sem descaracterizar toda a sua história cultural da época da escravização dos negros africanos e a forte presença da Capoeira em todo o nosso estado baiano. Para alcançar os objetivos propostos realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica registrando os dados através do diário de campo e realizando as análises de conteúdo. Optou-se pela observação participante e pela entrevista etnográfica, levando em conta os sujeitos atores: mestre da Capoeira, alunos, professores e pais de alunos sendo estes de relevante significado para a pesquisa. Portanto, almejou-se com esta pesquisa, compreender se a Capoeira na escola favorece a materialização de prática pedagógica inovadora, permitindo a participação de todos e considerando os referenciais utilizados como contribuição pertinente para a interpretação do fenômeno e apoio às possibilidades de inovação pedagógica na escola.

Palavras Chave: Escola. Capoeira. Inovação Pedagógica. Práticas Pedagógicas.