Maria Aparecida de Melo Silva Mestrado em Inovação Pedagógica

Biblioteca Itinerante Realizando Sonhos e Formando Cidadãos

A leitura é uma prática social de extrema relevância para a formação do sujeito e para sua efetiva ascensão no contexto social. A itinerância de bibliotecas tem sido uma das soluções encontradas para minimizar a falta de bibliotecas fixas nas escolas, como também para incentivar e levar conhecimento às comunidades, garantindo as informações que lhes permitam exercer os seus direitos democráticos. Essa pesquisa de caráter qualitativo discute o papel da Biblioteca Itinerante (doravante BI) nas escolas, reativando a discussão sobre a importância da leitura para a formação dos cidadãos, e quais contribuições a BI trouxe para o desenvolvimento de competências e habilidades dentro de um contexto de práticas educacionais inovadoras. Para cumprir esse propósito realizou-se uma pesquisa na Escola Ministro Marco Maciel, localizada no Povoado Brejo Velho em Paranatama-PE. A coleta dos dados se deu através de entrevistas e observações. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizou-se também como base os principais teóricos:Freire, Jean Piaget, Lapassade, Fino, Macedo, Papert, Toffler, etc. O estudo mostrou que a Biblioteca Itinerante (BI) contempla o projeto pedagógico escolar, o que contribui para o pleno aproveitamento educacional. É fato que a ausência de biblioteca na escola dificulta a aprendizagem. Sobre a relevância deste trabalho para a área de pesquisa em leitura e prática pedagógica inovadora, podemos destacar a contribuição da pesquisa em lócus como processo de construção de conhecimento e quebra de paradigma. Logo, a Biblioteca Itinerante mostra-se imprescindível no processo de desenvolvimento de “competência e habilidade” para os educandos, sobretudo como empoderamento de ações. Organizar, reorganizar, interpretar e analisar, essas competências estão contempladas no projeto BI. A pesquisa indica ainda que a presença da BI na escola tornasse-se essencial para fortalecer a prática pedagógica, efetivando a aprendizagem de forma construtiva. Como afirmava Freire (1996, p.75) “a trajetória pela qual nos fazemos conscientes, está marcada pela finitude o que nos caracteriza como seres históricos”. Assim, a BI caracteriza-se como instrumento eficaz na construção de uma educação inovadora. 

Palavras chave: Biblioteca Itinerante, Prática Pedagógica; Inovação Pedagógica