Luiza Victor de Araújo Mestrado em Inovação Pedagógica

Projeto Comunidade de Aprendizagem: Desvelando uma prática pedagógica, uma inovação possível?

A presente pesquisa teve como principal escopo garimpar, descrever e interpretar as práticas pedagógicas vigentes na Comunidade de Aprendizagem. Para tanto, como metodologia, optou-se por uma abordagem qualitativa e de natureza etnográfica orientada pela utilização de variadas técnicas para a coleta de dados – observação participante, diário de campo, entrevista etnográfica, análise documental e fotografia. Pautou-se, como referencial teórico, nas reflexões interacionistas de Piaget (1973) e Vygotsky (1978, 1989), nos princípios de Inovação Pedagógica e Construcionismo de Fino (2004, 2005 e 2008) e Papert (2008), bem como na Aprendizagem Dialógica discutida por Freire (1997, 2003) e Aubert et al. (2008). A análise dos dados coletados no ambiente natural, à luz do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2010), evidenciou que as práticas pedagógicas lá desenvolvidas são consideradas inovadoras e podem ser desveladas através das seguintes categorias: construção do conhecimento; protagonismo juvenil e participação escolar e comunitária e transformação social e educativa, o que confirma a hipótese emergida no campo de pesquisa, pois apresentam como elementos norteadores o protagonismo, a autonomia da construção do conhecimento e o prazer pela descoberta. 

Palavras-chave: Inovação Pedagógica, Construcionismo, Comunidade de Aprendizagem e Aprendizagem Dialógica.