Jane Cleide Souza Gomes Mestrado em Inovação Pedagógica

Pedagogia Waldorf e suas práticas pedagógicas

Esta dissertação de Mestrado é resultado de uma pesquisa realizada na Escola Waldorf Anael que trabalha com os princípios filosóficos da Pedagogia Waldorf e encontra-se localizada na cidade de Várzea da Roça, Bahia, Brasil. Uma etnografia que teve como objetivo verificar e confirmar ou não a existência de inovação pedagógica nas práticas pedagógicas da mesma. Para atingir os objetivos propostos foi realizada revisão bibliográfica para fundamentar teoricamente este trabalho. Com isso ficou dividida da seguinte maneira: o primeiro capítulo apresenta uma abordagem sobre o paradigma fabril; com a contribuição de alguns autores, tais como Toffler (1973), Fino (2000), Behrens e Oliari (2007), Morin (1994); no segundo capítulofoi feito um estudo sobre a Inovação Pedagógica e os aspetos históricos e filosóficos da pedagogia Waldorf, contando com a contribuição de autores como Rudolf Lanz (1989), Rudolf Steiner (1962), Zajonc, Arthur (1993), Steiner, (2004), Fino (2008), Papert (2008), entre outros; o terceiro capítuloversa sobre o caminho metodológico percorrido para alcançar o objetivo proposto; o quarto capítulotrata do locus da pesquisa – a Escola Waldorf Anael, de Várzea da Roça, sua história, os seus aspetos atuais, espaço físico, fisionomia, aspetos da gestão e aspetos pedagógicos; o capítulo quintoé dedicado a uma análise da possibilidade de haver ou não Inovação Pedagógica na Escola Waldorf Anael, de Várzea da Roça, seguindo-se daí para a Conclusão, onde foi possível confirmar que há inovação pedagógica nas práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Waldorf Anael. 

PALAVRAS CHAVE: Inovação Pedagógica. Pedagogia Waldorf. Práticas Pedagógicas. Etnografia.