Jailda Bernardino de Souza Nunes Mestrado em Inovação Pedagógica

Feira de Ciências e seus contextos de aprendizagem: um estudo no Colégio Luiz Viana Filho

Esta pesquisa investiga a existência de inovação pedagógica na Feira de Ciências realizada pelos alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, no município de Jaguarari (BA). Para tanto, procura descrever e compreender os contextos de aprendizagem conducentes à preparação da feira, bem como as oportunidades de construção de saberes durante a realização desta. Ademais, apresenta a aprendizagem cooperativa/colaborativa como estratégia de trabalho em grupo capaz de maximizar o aprendizado dos participantes. A investigação situa as práticas pedagógicas que ocorreram durante o processo, relacionando-as com a inovação pedagógica, além de conhecer e avaliar as representações construídas pelos envolvidos, bem como os resultados do trabalho para a formação dos estudantes. A metodologia utilizada no estudo é a qualitativa de cunho etnográfico. Sua aplicabilidade se justifica por sua adequação às pesquisas no campo educacional. A coleta de dados é feita através de observação participante, entrevistas, análise de documentos e registros no diário de campo. As informações coletadas são examinadas e confrontadas com a literatura de referência para se chegar aos resultados, os quais convergem para o reconhecimento de que são gerados contextos de aprendizagem na implementação do Projeto Feira de Ciências. Dentro deles ocorrem práticas que configuram inovação pedagógica, superando metodologias, atitudes e ambientes da escola tradicional e apontando para uma transformação no espaço escolar.

Palavras-chave:Inovação pedagógica. Feira de ciências. Aprendizagem cooperativa/colaborativa. Etnografia.