Celma Sueli Dantas do Valle Mestrado em Inovação Pedagógica

A escolinha de atletismo e suas práticas pedagógicas

O arcabouço deste trabalho investigativo é: Inovação Pedagógica à luz do pensamento construcionista de Vygotsky e Papert, da complexidade de Morin. Portanto, tenciona conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas na Escolinha de Atletismo da Comunidade de Flamengo situada no Município de Jaguarari-Bahia, visando identificar elementos norteadores de inovação pedagógica, considerando o momento social e buscando evidências de práticas que apontem novas perspetivas discrepantes do modelo arcaico fabril. Ademais, a investigação pretende encontrar respostas para as questões levantadas previamente. No cenário, a prática esportiva e os respetivos conhecimentos de base são construídos a partir de sucatas manuseadas pelos alunos em colaboração com pais e moradores, os quais utilizam a comunicação oral como formação assistemática. Deste modo, justifica-se o desenvolvimento de um estudo de natureza etnográfica, baseado em instrumentos diversos por meio dos quais a pesquisadora levanta dados suficientemente relevantes para compreender os processos da realidade. Os sujeitos da pesquisa foram: o coordenador e professor da Escolinha — professor Ferreirinha, os alunos e os pais. As análises procedidas sobre os dados colhidos aconteceram por meio das observações das aulas e/ou dos treinamentos, por meio do uso de diário de campo, com entrevistas aos sujeitos da pesquisa, captação de imagens fotográficas e recolhimento de outros documentos. 

Palavras-chave: Inovação pedagógica. Construcionismo e complexidade. Atletismo.