Sandra Antonielle Garcês Moreno Doutoramento em Currículo e Inovação Pedagógica

Aprendizagens e identidades no PROEJA do IFMA/Campus São Luis - Maracanã: um olhar etnográfico.

Este estudo pretendeu compreender a cultura da Turma 211 do Curso de Cozinha/PROEJA do IFMA, para identificar se, na materialização da proposta do programa, há inovação pedagógica. Através da investigação dos padrões culturais da turma e evidenciando as representações dos sujeitos envolvidos no processo, buscou conhecer as contribuições do programa para a vida pessoal e profissional dos educandos. Analisou as práticas pedagógicas, situando-as em termos de inovação ou contínuo de práticas tradicionais, enfatizando o papel das identidades culturais dos educandos no processo educativo. Pela natureza do estudo, trata-se de abordagem metodológica de natureza qualitativa, de perspectiva etnográfica. Desenvolveu-se através da imersão da investigadora no cotidiano da cultura estudada, utilizando várias formas de recolhimento de dados, como, por exemplo, a observação participante e a entrevista, que permitiram uma aproximação das realidades vivenciadas pelos sujeitos e suas representações, que se tornaram importantes registros para o diário de campo, outro importante instrumento de pesquisa utilizado. A investigação permitiu a compreensão de que o PROEJA é para aqueles sujeitos, professores e educandos, um valioso meio para garantir a escolaridade básica para milhares de jovens e adultos, que por diferentes motivos tiveram os estudos interrompidos, bem como permite a tão almejada inserção no mundo do trabalho, por ser integrada à formação profissional. A execução do Programa, com base em suas concepções e princípios, entre as quais se destaca a valorização e envolvimento das experiências pessoais, educacionais e profissionais que constituem as identidades do público da EJA, permitiu o estabelecimento de novos contextos de aprendizagem para a Turma, a nível micro, rompendo com princípios e práticas do paradigma fabril que se estabeleceu nas instituições escolares, porém, na escolaa consolidação da inovação pedagógica ainda é um desafio.  

Palavras-chave: PROEJA. Inovação Pedagógica, Etnografia. Aprendizagem. Identidades.