João Bosco dos Santos Ribeiro Junior Mestrado em Inovação Pedagógica

Amigos do Zippy: Educação em busca da consciência emocional Um estudo etnográfico

A presente dissertação discorre sobre a análise de um programa de educação emocional, intitulado Amigos do Zippy, em uma escola da rede particular, localizada na cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, na região nordeste do Brasil, no ano de 2017. A pesquisa foi desenvolvida usando o método qualitativo, por meio da etnografia, com observação ativa, em que o pesquisador participou das ações pedagógicas em uma turma do 2º ano do ensino fundamental, das reuniões de formação dos professores que participaram do projeto e teve acesso aos documentos adotados como fundamentação teórica para a execução do projeto. A pesquisa está segmentada em dois blocos: no primeiro, temos os textos que servem como referencial teórico para entendermos os princípios da educação emocional, com citações dos pensadores nucleares que norteiam esse novo foco de como se faz educação, a “história de vida” do Programa Amigos do Zippy, a sua metodologia de trabalho e o locus da pesquisa e, por final, a descrição do foco da investigação, definindo o conceito de inovação pedagógica adotado pelo grupo de pesquisa do Departamento de Ciências da Educação da Universidade da Madeira. No segundo bloco, abordamos o estudo empírico desta dissertação, discutindo o aspecto metodológico da pesquisa, descrevendo todo o percurso das vivências etnográficas, os relatos dos atores envolvidos e a análise dos dados obtidos com o objetivo de investigar se o que foi observado trata-se de um casede inovação pedagógica que proporcionou uma ruptura com o modelo tradicional e repercutiu em uma aprendizagem significativa por intermédio de processos matéticos. 

Palavras-chave:Etnografia. Matética. Emoção. Inovação. Interação. Aprendizagem.