Carlos Renêe Martins Maciel Mestrado em Inovação Pedagógica

A construção do conhecimento matemático com o uso das TIC

Em tempos modernos, onde a sociedade vive em torno de tecnologias digitais de comunicação e informação, a escola se insere completamente neste contexto. Porém, muitas das unidades escolares atuais, têm se preocupado muito com o ensino em detrimento da aprendizagem dos alunos. Nesta linha, este trabalho desenvolve uma discussão consistente, baseado em autores de referência, nacionais e internacionais, sobre a aprendizagem com o uso das TIC, em particular para a construção do conhecimento matemático, bem como a realização de uma pesquisa empírica e análise dos resultados da mesma, para percepção, a partir de uma abordagem etnográfica da realidade vivenciada no campo de pesquisa a fim de encontrarmos práticas pedagógicas que mostrem a valorização da aprendizagem de Matemática, ou seja, onde haja indícios de mudanças qualitativas do paradigma atual para um novo paradigma que mostre Inovação Pedagógica em sua essência.

Esta pesquisa foi desenvolvida com a colaboração e participação direta, através de observação participante do pesquisador, da professora de Matemática e dos alunos da 3ª série do ensino médio da EEFM Antonio Dias Macedo.

Palavras-chave:Aprendizagem, Matemática, Construcionismo, TIC, Inovação Pedagógica, Etnografia.