Catia M. Marques da Fonseca Doutoramento em Currículo

A indisciplina, o autoconceito e a motivação no ensino-aprendizagem da física e da química no 3º ciclo: naturezas, contextos e avaliação

O presente estudo apresenta como objetivos centrais aferir o autoconceito e a motivação dos alunos em contexto de sala de aula relativamente à área curricular da física e da química ao nível do 3º ciclo de escolaridade e, construir, aplicar, implementar e avaliar um programa de desenvolvimento motivacional de autorrealização, que denominámos Programa para Desenvolvimento Motivacional de Autorrealização (P-DMAR). A literatura revisitada aponta para a importância do estudo do autoconceito na competência dos alunos nos seguintes domínios: matemática, verbal, assuntos escolares, relacionamento com os pares e pais, aparência e física. A consciencialização da relevância e interligação do autoconceito com a motivação tem conduzido a inúmeros estudos com o objetivo de descobrir como envolver os alunos nas tarefas escolares de forma voluntária e consciente das suas potencialidades e importância para o seu futuro. Considerando que as perceções pessoais conduzem a um comportamento motivado é relevante estudar a motivação e sua interligação com o autoconceito dos alunos. Participaram neste estudo 86 alunos. Foram utilizados dois instrumentos adaptados à população portuguesa: Self-Description Questionnaire - SDQ I de Marsh (Faria & Fontaine, 1990) e o Questionário de Motivação Escolar - QME (Cordeiro, 2010). Os questionários foram ministrados a dois grupos em dois momentos distintos. Um grupo experimental constituído por estudantes submetidos ao Programa para Desenvolvimento Motivacional de Autorrealização P-DMAR, construído para este estudo (Fonseca, Galinha, & Loureiro, 2017b) e um grupo controlo, com características análogas ao grupo anterior exceto no que diz respeito à participação no programa. Os horizontes temporais considerados foram: antes e após a participação no P-DMAR. O P-DMAR procura, relativamente aos alunos, a estimulação de competências pessoais e sociais no domínio das dinâmicas identitárias e motivacionais para a redução de indisciplina e aumento do sucesso académico. Os principais resultados indicaram que: os primeiros estudos (n=10) de construção do P-DMAR demonstraram uma adequação global do P-DMAR aos objetivos a que se propunha; os estudos de avaliação interna on-going (de acompanhamento) e interna ex-post (final) apresentaram níveis elevados de satisfação por parte dos inquiridos (alunos e aplicador). Com base na comparação pré-pós e grupo experimental vs. grupo controlo verifica-se, depois da nossa intervenção, um aumento do autoconceito matemático, autoconceito escolar, autoconceito aparência física, autoconceito social de pares, autoconceito pais e autoconceito global. Verifica-se ainda em relação à variável motivacional, depois da nossa intervenção que houve uma melhoria estatisticamente significativa em todas as 6 dimensões no grupo experimental nas 16 escalas e 69 itens analisados por oposição ao grupo de controlo; a participação no P-DMAR aumentou o conhecimento de si nos sujeitos do grupo experimental; a participação no P-DMAR aumentou a motivação face ao estudo da física e da química nos sujeitos do grupo experimental.

Palavras-chave

Indisciplina, autoconceito, motivação, física e química, educação