Betânia Maria Moura da Silva dos Santos Mestrado em Inovação Pedagógica

Educação do campo, classe multisseriada e inovação pedagógica: um estudo etnográfico da Escola Justino Amâncio, Município de Quixabeira, Estado da Bahia.

Essa dissertação é resultado de um estudo etnográfico, que tem como objeto compreender o processo de inovação pedagógica decorrente de uma experiência de uma educação desenvolvida no meio rural do nordeste brasileiro, no município de Quixabeira, estado da Bahia, que efetua a construção do conhecimento em classe multisseriada. A riqueza dos desafios dessa realidade educativa leva a pesquisadora a identificar e analisar a Inovação Pedagógica surgida da especificidade desse trabalho educacional. Dessa forma está organizada em cinco capítulos. No capítulo um trazemos os elementos centrais do estudo apresentado na problemática. O capítulo dois foi reservado a fundamentação teórica. O capítulo três trouxe os elementos morfológicos, ou seja, apresentação da metodologia locus e sujeitos da pesquisa. Quanto ao quarto capítulo apresentamos os dados encontrados. Já o quinto capítulo está voltado a análise específicas das categorias investigadas. Por fim as considerações finais. Teoricamente apoia-se nos estudos de Piaget (2000, 2008), Pappert (1995, 2008), Fino (2001, 2004, 2007, 2008, 2011), Sousa (2000, 2002, 2004), Freire (2005, 2007, 2011), Vygotsky (2003), Morin (2000, 2002, 2003, 2007), Woods (1999), Tofller (1970, 2012), Lapassade (1972, 1982, 1983, 2005, ), Molina (2011), Arroyo (2011) e outros que fundamentam os conceitos chaves desse trabalho. Ao longo do estudo após obtenção dos dados e análise, constatou-se que há elementos claros de inovação na prática pedagógica estudada, configurando-se esta constatação no agir pedagógico, a partir das iniciativas da professora, da participação compartilhada dos alunos, e da corresponsabilidade demonstrada pelos pais.

PALAVRAS-CHAVE: Educação do Campo. Classe Multisseriada. Inovação Pedagógica.  Etnografia.