Pedro Gil da Silva Vala Mestrado em Administração Educacional

A Liderança nas Escolas Básicas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Público do Concelho de Santarém. Uma Auto-Perceção dos Professores Titulares de Cargos de Direção, Gestão e Coordenação Escolar

O projecto de intervenção proposto lança um olhar sobre as cinco Escolas Básicas do 2º e 3º ciclos do ensino público do concelho de Santarém, inseridas em contexto social misto (urbano e rural), que pretende focar-se na problemática da liderança percepcionada pelos professores titulares de cargos de direcção, gestão e coordenação escolar (liderança de topo e intermédias) nos estabelecimentos de ensino referidos. O estudo tem como propósito de investigação a identificação, descrição e interpretação do modelo de liderança percecionado pelos professores que desempenham funções de direcção, adjuntos de direcção, coordenadores de departamento, de grupo disciplinar, directores de turma, entre outros, e relacionar e analisar possíveis variáveis sócio biográficas, designadamente o género e a idade.

Nesta linha, estudou-se de forma aprofundada o conceito de liderança, desde as teorias clássicas até às mais recentes, identificando e caracterizando os vários modelos subjacentes à prática profissional dos professores titulares de cargos. Para levar a cabo o presente estudo, de carácter misto, envolvendo investigação-ação, adotou-se uma metodologia de estudo predominantemente quantitativo  de carácter descritivo. Deste modo, a  investigação  baseou-se no modelo teórico designado full range leadership, proposto por Bass e Avolio (1995, 2000 3 2004).

Definida a problemática central, foram propostas as seguintes questões de partida: i) “Qual o modelo de liderança percepcionado pelos professores titulares de cargos de direcção e coordenação pedagógica, inquiridos nas escolas básicas dos 2º e 3º ciclos de ensino público do concelho de Santarém?” ii) “Quais as propriedades estatísticas do questionário MLQ na população inquirida?” iii) “ A perceção do modelo de liderança varia com o género?” e iv) “A perceção do modelo de liderança varia com a idade?”

Decorrente das questões de partida definidas colocou-se o seguinte corpo de hipóteses: Hipótese 1: “A liderança predominantemente percepcionada pelos sujeitos inquiridos no contexto seleccionado é transformacional e transacional”. Hipótese 2: “O MLQ confirma a adequação do modelo teórico proposto para a população considerada no estudo”. Hipótese 3: “O modelo de liderança percepcionada pelos sujeitos inquiridos difere com o género.” Hipótese4: “A dimensão de liderança transformacional percepcionada sujeitos inquiridos não difere com o género.” Hipótese 5: “A dimensão de liderança transaccional percepcionada pelos sujeitos  inquiridos não difere  com o  género.”  Hipótese 6:  ”A dimensão  de  liderança  laissez-faire percepcionada pelos sujeitos inquiridos não difere com o género.” Hipótese 7: “O modelo de liderança percepcionada pelos sujeitos inquiridos difere com a idade.”

Os dados foram obtidos através de um diagnóstico, da aplicação de um inquérito questionário sócio biográfico e por fim do questionário multifatorial de liderança, Escala MLQ na sigla em inglês, formulário para líderes na versão 5X Short, proposto por Bass e Avolio (1995, 2000 e 2004), adquirido já traduzido pela patente para português. Após obtenção das devidas autorizações, os questionários foram aplicados nas escolas básicas de Alcanede; D. Manuel I de Pernes, D. João II, Alexandre Herculano e de Mem Ramires, estas três últimas de Santarém. O universo foi composto por todos os professores titulares dos cargos já referidos e teve uma dimensão de 223 casos. A amostra teve uma dimensão de 64 anos.

O tratamento estatístico foi realizado no programa SPSS (Statistica Package for the Social Sciences) recorrendo a técnicas estatísticas adequadas, tendo em conta as hipóteses operacionais confrontadas com os dados obtidos. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva para caracterização dos casos e indutiva para análise das diferenças e relações entre as variáveis. Foi aplicada a escala de pontuação, scoring key, do MLQ para agrupar os itens do questionário por categorias. Foram agrupadas as categorias por dimensões de liderança, conforme preconiza o modelo teórico adotado.

Os resultados obtidos permitiram as verificar que: i) a liderança predominantemente percepcionada é transformacional e transacional; ii) os níveis de liderança laissez-faire foram residuais; iii) o perfil da liderança óptima preconizado pelo modelo teórico adotado não se verificou; iv) o modelo teórico adotado adequou-se estatisticamente à amostra considerada, exceto na dimensão laissez-faire; v) as variáveis demográficas género e idade não influenciaram a perceção das dimensões de liderança dos sujeitos inquiridos. Destacamos as particularidades da liderança transformacional, que segundo Cunha et al. (2007) se caracteriza por uma influência idealizada ou carisma, onde o líder adota comportamentos que ativam fortes emoções nos seguidores, suscita confiança e identificação destes com ele, influenciam os seus ideais e os aspectos do sentido do desempenho. Avolio (1999) refere que “a altos níveis de identificação correspondem níveis elevados de empenho, confiança, lealdade e performance” (p. 34). Por fim, sugere-se linhas para estudos e intervenções futuras, designadamente que sejam aplicadas aos professores liderados, numa ótica de 360º, de molde a poder comparar os resultados obtidos e fomentar práticas de administração educacional conducentes à adoção de modelos positivos e a novos paradigmas de reflexão a partir deste estudo.

Palavras-chave: Administração Educacional; Questionário MLQ; Liderança Transformacional; Competências Pessoais e Socias.