Eva Jarina Monteiro de Oliveira França Magalhães Mestrado em Inovação Pedagógica

A dificuldade de aprendizagem e a estreita ligação com o insucesso escolar, uma realidade também da rede privada de ensino no Brasil - estudo de caso em uma escola da rede privada da cidade de Recif

O presente estudo tem como objetivo compreender se as práticas docentes inserem-se na linha de pesquisa da inovação pedagógica do processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores do programa Travessia Fundamental. Este programa utiliza a metodologia de telecurso que se destina à aceleração da aprendizagem dos alunos com distorção idade/série e é aplicado numa sala de aula da Escola Estadual São Judas Tadeu. Esta pesquisa apresenta uma contribuição substancial ao campo da inovação pedagógica por meio da investigação vivenciada de forma singular, realizada no período de fevereiro a julho de 2013. Neste trabalho, optou-se pela pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica, utilizando o estudo de caso e seus recursos, como: entrevista semiestruturada, questionários, observação participante, observação direta, conversa informal e análise documental. Ao longo da pesquisa, buscaram-se subsídios substanciais para o embasamento teórico nos estudos de Triviños, Yin, Hammersley e Atkinson, Gomes, Fino, Toffler, Sousa, Freire, Piaget, Vygotsky, entre outros. Através da investigação, foi possível identificar que as práticas docentes mostram-se inovadoras, haja vista que a construção do conhecimento dos alunos no ambiente educativo acontece de forma interativa, reflexiva e dialética, que são prerrogativas da inovação pedagógica. Em suma, esta caminhada investigativa pretendeu trazer à luz as nuances do que acontece no ambiente da sala do referido programa em relação às práticas educativas, apontando as práticas pedagógicas inovadoras como algo possível de ser realizado.

Palavras-chave: Programa Travessia; Prática Pedagógica; Inovação Pedagógica.